Na escolha dos brasileiros por alimentos ricos em proteínas, as carnes vermelhas e de porco se destacam com cerca de 35 g de para cada 100 g.
A carne de frango, por exemplo, tem apenas 31 g para a mesma porção — porém, é menos gordurosa. Os peixes — outra opção mais light — têm, em média, 21 g para cada 100 g. Ao mesmo tempo, a soja aparece com a menor fatia: 17 g.
Mais do que proteínas
De acordo com a nutricionista Thais Barca, o corpo precisa de mais nutrientes. Em entrevista à coluna VivaBem, do portal UOL, a especialista disse que o importante é uma dieta balanceada que atenda às necessidades do organismo, e não apenas seja rica em quantidade desse nutriente.
As proteínas são essenciais para o corpo, assim como gorduras e carboidratos, desempenhando papéis vitais, como o transporte de oxigênio e a regulação do metabolismo. No Brasil, a carne vermelha é uma fonte comum desse macronutriente.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
A sardinha, por exemplo, é uma opção acessível e rica em ômega 3, o que beneficia o sistema cardiovascular e neurológico. E ainda tem cálcio, fósforo e vitamina D.
Cortes magros de carne suína, como lombo e bisteca, além das proteínas, são ricos em vitaminas do complexo B, ferro e zinco, além de serem saborosos.
Consumo de carnes no Brasil
Em média, o brasileiro come, em média, cerca de 100 kg de carne por ano — ou seja: 270 g por dia. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, metade disso vem das aves — sendo o frango a esmagadora maioria. As proteínas bovinas aparecem na segunda posição: 30 kg por ano, seguida da suína, com 20 kg.
JA QUE A TAO PROMETIDA PICANHA JAMAIS IRA CHEGAR, VOU CONTRIBUIR COM UMA RECEITA RETIRADA DA WEB DOS MESTRES DA COZINHA:
Segue uma deliciosa receita de ensopado de cachorro retirada do blog Remonstrante:
Ingredientes
3 quilos de carne de cachorro.
1 copo de vinagre
6 colheres de sal
50 gramas de pimenta do reino, moído grosso
3 copos de molho de tomate (OPCIONAL: 3 tomates cortados em cubos, para enriquecer o ensopado)
4 cebolas grandes picadas
2 litros e meio de água (mais se você deseja um caldo mais leve, menos se mais grosso.)
4 cenouras cortadas em rodelas
3 batatas cozidas cortadas em quartos
2 cabeças de alho moído
meio abacaxi cortado em cubos
1 ½ tablete knorr de fígado bovino
Molho Tabasco a vontade (pra mim, quanto mais, melhor!)
Modo de preparo
Estando morto o cão, queime-o com fogo para tirar o pêlo, e enquanto ele ainda estiver quente comece a desmembrá-lo e descascar sua pele (uma boa faca e algumas dicas de qualquer açougueiro e você estará pronto. Corte a carne de sua preferência (a minha sendo as ancas posteriores) em cubos de 2 a 3 centímetros. Deixe a carne marinar numa mistura de vinagre, pimenta do reino, sal e alho por duas horas.
Frite a carne numa grande panela junto com as cebolas, e vá adicionando as cebolas, as cenouras e os pimentões (agora seria um bom momento para colocar os tomates – ah, esqueçam o opcional lá em cima e coloquem mesmo tomates, ficará um primor). Por último, ponha os pedacinhos de abacaxi para garantir aquele exótico sabor tropical que todo mundo ama. Misture até tudo estar dourado e emanando um cheiro celestial.
Adicione então o molho de tomate, a água fervente e o knorr de fígado, comece a misturar, e quando toda a panela começar a ferver, cubra-a, baixe o fogo, e deixe o cozinhar por mais uns quinze minutos. Destampe, tempere a gosto com tabasco, ou qualquer outro tempero de sua preferência, e sirva com arroz (de preferência integral, mas branco também serve.)
O Jantar está servido!
Adicionalmente, para lembrar e, pedagogicamente decorar, evite SATÃ, ou melhor, SAATA, ou ainda mais fácil, regra de Maradona (evite tudo que vira pó branco):
S – sal
A – arroz
A – açúcar
T – trigo
A- animal (que recebe hormônio): frango e carne vermelha.
De preferência a frutas, verduras, legumes, peixes frescos (especialmente os de água fria: SARDINHA, salmão, arenque, cavala, cação, truta), chocolate amargo, oleaginosas (amêndoas, nozes, granola de boa qualidade, etc), iogurte, cúrcuma (açafrão).
E apenas para lembrar: caminhe diariamente 10.000 passos (JAMA Intern Med. 2019;179(8):1105-1112. doi:10.1001/jamainternmed.2019.0899), alongue-se regularmente, beba de 1,5-1,8 litros de líquidos dia, ore, medite, durma 8h/dia e não vote nunca mais na esquerda.
Vou acrescentar, NAO ESQUEÇA DE DAR PELO MENOS 3 TREPADAS POR SEMANA.
E a picanha?
FAÇA O “”L”” E ESPERE SENTADO, QUE UM DIA IRA CHEGAR.