publicidade
Saúde

Somente 14,7% das doses da vacina contra dengue foram aplicadas

Foram distribuídas mais de 1 milhão de doses, mas apenas 135 mil foram aplicadas

vacina dengue
A vacinação contra a dengue | Foto: Divulgação/Prefeitura de Ribeirão Neves

Somente 14,7% das doses da vacina contra a dengue distribuídas pelo Ministério da Saúde foram aplicadas no público-alvo, que são crianças de 10 a 14 anos. Os dados constam no balanço divulgado pela pasta neste domingo, 3.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Até 1º de março, foram entregues 1.235.119 doses da vacina para 521 municípios em situação mais crítica. De acordo com o ministério, foram aplicadas 182.204 doses da dengue até este domingo em todo o país.

Na última quinta-feira, 29, o Brasil ultrapassou 1 milhão de casos prováveis de dengue, em 2024. Nos dois primeiros meses do ano, são 1.038.475 casos suspeitos. Nesta segunda-feira, 4, o número já passa de 1,2 milhão.

Leia também: “Vacinação contra a dengue não vai ser possível em 2024, diz Nísia”

Os dados são do Painel de Monitoramento de Arboviroses, atualizado nesta segunda-feira. De acordo com o Ministério da Saúde, 278 pessoas morreram com dengue. O governo federal investiga outros 744 óbitos.

DF tem maior incidência de casos da dengue

O Ministério da Saúde estima que o número de casos de dengue no país possa chegar a até 5 milhões em 2024 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
O Ministério da Saúde estima que o número de casos de dengue no país possa chegar a até 5 milhões em 2024 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O Distrito Federal é a unidade da Federação com a maior incidência de casos de dengue em 2024. A região tem 3.647,7 casos para cada 100 mil habitantes. São 102.757 casos prováveis e 77 mortes registradas na capital do país.

Além do Distrito Federal, oito Estados estão com o coeficiente de incidência de casos prováveis em vermelho: Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Acre, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Leia mais: “Governo estadual do RJ decreta epidemia de dengue”

O Brasil tem uma média de 597 casos por 100 mil habitantes. Dos casos prováveis, 55,5% são mulheres e 44,5% homens. A faixa etária com maior incidência de dengue é de 30 a 39 anos em ambos os sexos.

Leia mais sobre:

2 comentários
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade