Mesmo com aprovação de 54 propostas importantes para o governo pela liderança na Câmara, Centrão ameaça Vitor Hugo
A despeito das entregas da liderança do governo na Câmara, o Centrão não cansa de tentar destituir o atual líder, Vitor Hugo (PSL-GO). O parlamentar voltou à mira do Blocão, que tenta emplacar o deputado Ricardo Barros (PP-PR), ex-ministro da Saúde na gestão Temer, em seu lugar.
O presidente Jair Bolsonaro esteve reunido com Barros na terça-feira, 11. O Centrão tenta emplacá-lo com o argumento de melhorar a articulação política. Contudo, com Vitor Hugo na liderança, o governo não tem motivos para reclamar. Sob seu comando na Câmara, o Executivo conseguiu aprovar 41 Medidas Provisórias (MPs) entre 2019 e 2020.
As MPs não foram, entretanto, as únicas propostas aprovadas. Além delas, nove projetos — entre Projetos de Lei (PLs), Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e mensagens presidenciais — de autoria do governo foram aprovadas na Câmara no mesmo período. Outras quatro matérias de outros atores, mas com articulação decisiva do governo, também foram aprovadas.
O entorno político de Vitor Hugo não confirma sua saída da liderança. Aliados e interlocutores desconhecem a intenção de Bolsonaro em retirá-lo, mas assumem que o volume de rumores sobre uma possível substituição é mais intenso hoje do que há algumas semanas.
Articulação
Nas últimas semanas, Vitor Hugo retuitou mensagens de vice-líderes, aliados, e líderes partidários. Nas mensagens, todos reconhecem e parabenizam o trabalho desempenhado por ele na liderança do governo. O que interlocutores do líder reconhecem e afirmam a Oeste é que ele se articula com líderes e vice-líderes para permanecer no cargo.
Parabenizo o @MajorVitorHugo pelo trabalho exemplar que desempenha na liderança do Governo na Câmara.
Em poucos dias como vice líder pude perceber a qualidade e o volume de trabalho dele. Obrigada por tudo, líder!
Parabéns, @jairbolsonaro pela escolha tão acertada de Jan/2019!
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli38) August 6, 2020
MPs
Confira, abaixo, as Medidas Provisórias (MPs) aprovadas pelo governo:
PECs e PLs
Veja, abaixo, os principais PLs e as principais PECs aprovadas