Entidade afirma que vai tomar a decisão em um mês; o cancelamento do evento não irá acontecer de nenhuma maneira
O Comitê Olímpico Internacional (COI), pela primeira vez, admitiu que os Jogos Olímpicos de Tóquio podem ser adiados em razão da pandemia de coronavírus. O Comitê Executivo da entidade garantiu que não irá cancelar o evento e que uma decisão final sobre o adiamento será tomada em quatro semanas.
Em comunicado, a entidade afirma que esse prazo: “permitirá uma melhor visibilidade do rápido desenvolvimento da situação da saúde em todo o mundo e no Japão. Servirá de base para a melhor decisão no interesse dos atletas e de todos os demais envolvidos.”
Os Jogos estão marcados para acontecer entre os dias 24 de julho e 9 de agosto. Dentre as diversas possibilidades, as Olimpíadas podem ser adiadas para dezembro, ou para o meio de 2021 ou 2022, mas o COI afirmou que ainda espera que o evento aconteça na data original.
Nos últimos dias, diversas federações, comitês nacionais- incluindo o do Brasil- e atletas se mostraram favoráveis ao adiamento do evento.
O presidente da entidade, o suíço Thomas Bach, divulgou um comunicado onde afirma que: “As vidas humanas têm precedência sobre tudo, incluindo a realização dos Jogos. O COI quer fazer parte da solução. Portanto, tornamos nosso princípio principal proteger a saúde de todos os envolvidos e contribuir para conter o vírus”, escreveu Bach. “A chama olímpica será uma luz no fim do túnel”, concluiu o Bach
Com informações Estadão Conteúdo