Jantar foi organizado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e ocorreu na semana que os parlamentares retomaram as atividades em Brasília
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) organizou na noite desta terça-feira, 22, um jantar para diversos colegas de parlamento em meio à pandemia do novo coronavírus na capital federal. O encontro ocorreu na semana que os senadores retomaram as atividades presenciais depois de seis meses de trabalho remoto.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, cerca de 50 pessoas entre senadores e familiares haviam confirmado presença no evento. Contudo, após serem questionados, diversas autoridades acabaram declinando do convite. No final, o jantar foi realizado com cerca de 20 pessoas.
Segundo o convite que circulava no WhatsApp dos senadores, Izalci convidava para uma “bela paella”, prato de típico da Espanha. O senador dizia que o jantar seria bancado por ele e preparado por um amigo.
Inicialmente o jantar seria realizado na casa do próprio senador, conhecido por ser um anfitrião assíduo de confraternizações, partidas de futebol e jantares entre os parlamentares. Contudo, as confirmações foram aumentando e Izalci precisou reservar o salão de um clube da capital para o evento.
Questionado, não respondeu sobre as medidas de segurança, como a disponibilização de álcool em gel. “É um encontro bem discreto, mas como muita gente confirmou eu preferi achar um local maior”, disse.
Entre os presentes no evento, estiveram o vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), Marcos do Val (Podemos-ES) e Jean Paul Prates (PT-RN).
“É mais perigoso no plenário apertado do que no jantar com todo aquele espaço no salão”, disse o senador, pouco antes do evento.
Entre as bebidas, Lucas providenciou vinhos, refrigerantes e água. Ele não soube dizer o custo da confraternização. Quatro garçons foram escalados para trabalhar no jantar.