PGR pede abertura de inquérito sobre protestos de domingo

Procurador-geral da República, Augusto Aras, quer apurar envolvimento de deputados federais em manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo
-Publicidade-
O procurador-gera da República, Augusto Aras. Foto: MPF/FLICKR
O procurador-gera da República, Augusto Aras. Foto: MPF/FLICKR

Procurador-geral da República, Augusto Aras, quer apurar envolvimento de deputados federais em manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo

O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, 20, a abertura de um inquérito para apurar fatos em tese delituosos relacionados aos protestos deste final de semana. A investigação será específica sobre a organização de atos em que houve incitações a fechamento de instituições democráticas como o STF e o Congresso Nacional. Para a PGR, há indícios da participação de deputados federais na promoção destas manifestações.

-Publicidade-

MAIS: Presidente repreende apoiador que pediu fechamento do Congresso

Oito Estados mais o Distrito Federal registraram protestos contra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ministros do Supremo. Além do DF, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná tiveram várias carreatas e buzinaços, que pediram, também, o relaxamento do isolamento social. Alguns manifestantes também defenderam o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Segundo a PGR, a investigação refere-se apenas aos atos em que participantes pediram o fechamento de instituições democráticas e a reedição do AI-5, o ato institucional que endureceu o regime militar no país. O inquérito visa apurar uma possível violação da Lei de Segurança Nacional (7.170/1983). “O Estado brasileiro admite única ideologia que é a do regime da democracia participativa. Qualquer atentado à democracia afronta a Constituição e a Lei de Segurança Nacional”, afirmou o procurador-geral, Augusto Aras. O inquérito tramita sob sigilo.

Com informações da Procuradoria-Geral da República

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

10 comentários

  1. Fazer manifestação a favor da maconha, do aborto e até p/ soltar corruptos pode, sem problema nenhum, agora o povo ir pedir p/ trabalhar, levando apenas CARTAZES pedindo ajuda dos militares ai não pode é PROIBIDO. Em que mundo estamos que vergonha esse país.

    1. Manifestações a favor de pautas do eixo comuno-petista aí pode. Vamos ver se ele vai tratar assim os vermelhos que xingam Bolsonaro de genocida, fascista, etc, ou se ele vai se acovardar.

  2. Não vi nenhum deputado incentivando fechamento de Congresso ou STF. Vi apoiando as manifestações pela reabertura do comércio e contra o presidente da Câmara. Gostaria de saber onde está o crime nisso? Os deputados devem lealdade aos seus eleitores. Quem manda em um deputado é a sua base. O ato de ser coerente com os anseios da sua base é nada mais do que fazer o que foi eleito para fazer. Agora, pegam um ou outro ali que, porventura, pediu fechamento de Congresso/STF e querem generalizar. Ah, faça-me o favor…

  3. O presidente é ofendido o tempo todo, seja por parlamentar, seja por esquerdista, mas aí pode né? O poder executivo não faz parte dos 03 poderes ou agora é só legislativo e judiciário? Responda seu canalha?

  4. Pelos mesmos argumentos: “O Estado brasileiro admite única ideologia que é a do regime da democracia participativa. Qualquer atentado à democracia afronta a Constituição e a Lei de Segurança Nacional”, o PGR já deveria ter pedido a extinção do PT e a prisão de seus membros, além da suspensão do mandato e cassação do “Botafogo”, por consoiparação e atentado contra a República.

  5. Será que esse camarada não enxerga que ele está dando ressonância para a manifestação de um pequeno grupo. Porque ao invés de perseguir os congressistas que apoiam o Bolsonaro, porque que ele não persegue os que querem

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site