Tucanos seguirão no comando de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul
Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul* definiram a disputa pela prefeitura no primeiro turno. Nas três cidades da região conhecida por Grande ABC Paulista, os candidatos do PSDB levaram a melhor sobre os concorrentes na eleição realizada no domingo 15.
Leia mais: “Covas e Boulos vão para o 2º turno em São Paulo”
No “A” do ABC Paulista, Paulo Serra foi reeleito com 76,88% dos votos válidos. Foi o escolhido por exatos 266.591 eleitores de Santo André. Assim, mesmo com a cidade tendo direito a realizar segundo turno, ele liquidou o processo eleitoral já na primeira rodada de votação. Para isso, contou com o apoio de dez partidos, além do PSDB: PDT, PSD, PTB, PV, DEM, Avante, MDB, PMB, Cidadania e PSL.
Em São Bernardo do Campo, o “B” da região, o também tucano Orlando Morando foi reeleito sem a necessidade de segundo turno. Ele recebeu 261.761 votos, o equivalente a 67,28%. Assim, impôs derrota ao PT em pleno domicílio eleitoral do ex-presidente Lula — na cidade, os petistas apostaram na candidatura do ex-prefeito Luiz Marinho, que ficou com 23,34% dos votos válidos.
Morando perdeu para Serra na disputa em termos percentuais, mas superou o colega de PSDB no quesito de legendas aglutinadas para a sua campanha eleitoral. A coligação liderada por ele contou com 18 partidos. Além do PSDB, a lista de apoio contou com DC, Republicanos, PP, Podemos, PSC, PTC, MDB, Cidadania, DEM, PRTB, PMN, PMB, PV, Patriota, PSD, Avante e Pros.
O eleitorado do “C” do Grande ABC Paulista definiu que o tucano José Auricchio Júnior terá direito a mais um mandato. Apoiado por Podemos, Cidadania, PL e Avante, ele recebeu 45,28% dos votos válidos (42.842). Assim, foi eleito prefeito de São Caetano do Sul pela quarta vez, um recorde na região. Com menos de 200 mil habitantes, o município não conta com a realização de segundo turno.
____________________
Na Justiça
* Em São Caetano do Sul, a eleição pode, contudo, ser anulada. Isso porque a candidatura dele está “indeferida com recurso”, com a Justiça Eleitoral tendo de dar a palavra final sobre o tucano sul-caetanense ser ou não considerado um ficha-suja. Auricchio é processado por supostas doações ilegais para a campanha realizada em 2016. Se for condenado, haverá realização de eleição suplementar, como ocorreu no fim de semana para escolha de senador em Mato Grosso.
Sempre fui um eleitor enganado pelo PSDB, mas sou morador de Santo André e posso dizer que a gestão do Paulo Serra tem sido boa, o prefeito anterior que era do PT Carlos Grana, na sua gestão não fez nada a não ser ir pra porta do ap do Lula pra brigar com a polícia.
Em 1967, perguntaram a um mercenário polonês Rafal Ganowicz qual era a sensação de se matar um ser humano. Ele respondeu : Não sei, só matei comunistas! Vão pro inferno desgrahças! E todos que votaram nesses pulhas!