Trio do PSDB é reeleito no ABC Paulista

Tucanos seguirão no comando de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul
-Publicidade-
Da esquerda para direita: Paulo Serra, José Auricchio Júnior, João Doria e Orlando Morando; o ABC Paulista é dos tucanos | Foto: Reprodução/Blog do Baena
Da esquerda para direita: Paulo Serra, José Auricchio Júnior, João Doria e Orlando Morando; o ABC Paulista é dos tucanos | Foto: Reprodução/Blog do Baena | tucanos reeleitos no abc paulista - paulo serra josé auricchio júnior joão doria orlando morando

Tucanos seguirão no comando de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul

tucanos reeleitos no abc paulista - paulo serra josé auricchio júnior joão doria orlando morando
Da esq. para a dir.: Paulo Serra, José Auricchio Júnior, João Doria e Orlando Morando; o ABC Paulista é dos tucanos | Foto: Reprodução/Blog do Baena
-Publicidade-

Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul* definiram a disputa pela prefeitura no primeiro turno. Nas três cidades da região conhecida por Grande ABC Paulista, os candidatos do PSDB levaram a melhor sobre os concorrentes na eleição realizada no domingo 15.

Leia mais: “Covas e Boulos vão para o 2º turno em São Paulo”

No “A” do ABC Paulista, Paulo Serra foi reeleito com 76,88% dos votos válidos. Foi o escolhido por exatos 266.591 eleitores de Santo André. Assim, mesmo com a cidade tendo direito a realizar segundo turno, ele liquidou o processo eleitoral já na primeira rodada de votação. Para isso, contou com o apoio de dez partidos, além do PSDB: PDT, PSD, PTB, PV, DEM, Avante, MDB, PMB, Cidadania e PSL.

Em São Bernardo do Campo, o “B” da região, o também tucano Orlando Morando foi reeleito sem a necessidade de segundo turno. Ele recebeu 261.761 votos, o equivalente a 67,28%. Assim, impôs derrota ao PT em pleno domicílio eleitoral do ex-presidente Lula — na cidade, os petistas apostaram na candidatura do ex-prefeito Luiz Marinho, que ficou com 23,34% dos votos válidos.

Morando perdeu para Serra na disputa em termos percentuais, mas superou o colega de PSDB no quesito de legendas aglutinadas para a sua campanha eleitoral. A coligação liderada por ele contou com 18 partidos. Além do PSDB, a lista de apoio contou com DC, Republicanos, PP, Podemos, PSC, PTC, MDB, Cidadania, DEM, PRTB, PMN, PMB, PV, Patriota, PSD, Avante e Pros.

O eleitorado do “C” do Grande ABC Paulista definiu que o tucano José Auricchio Júnior terá direito a mais um mandato. Apoiado por Podemos, Cidadania, PL e Avante, ele recebeu 45,28% dos votos válidos (42.842). Assim, foi eleito prefeito de São Caetano do Sul pela quarta vez, um recorde na região. Com menos de 200 mil habitantes, o município não conta com a realização de segundo turno.

____________________

Na Justiça

*  Em São Caetano do Sul, a eleição pode, contudo, ser anulada. Isso porque a candidatura dele está “indeferida com recurso”, com a Justiça Eleitoral tendo de dar a palavra final sobre o tucano sul-caetanense ser ou não considerado um ficha-suja. Auricchio é processado por supostas doações ilegais para a campanha realizada em 2016. Se for condenado, haverá realização de eleição suplementar, como ocorreu no fim de semana para escolha de senador em Mato Grosso.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comments

  1. Em 1967, perguntaram a um mercenário polonês Rafal Ganowicz qual era a sensação de se matar um ser humano. Ele respondeu : Não sei, só matei comunistas! Vão pro inferno desgrahças! E todos que votaram nesses pulhas!

  2. Sempre fui um eleitor enganado pelo PSDB, mas sou morador de Santo André e posso dizer que a gestão do Paulo Serra tem sido boa, o prefeito anterior que era do PT Carlos Grana, na sua gestão não fez nada a não ser ir pra porta do ap do Lula pra brigar com a polícia.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site