Depois de uma “pausa técnica”, diplomatas da Ucrânia e da Rússia se reuniram nesta terça-feira, 15, para retomar as discussões envolvendo o conflito entre os dois países. Trata-se da quinta rodada de conversas.
Segundo Mykhailo Podolyak, assessor e chefe do gabinete da Presidência da Ucrânia, os trabalhos foram retomados como combinado e há “uma discussão bastante dura entre as partes”, sem dar muitos detalhes.
Apesar dos encontros, um entendimento das partes sobre o fim do conflito ainda parece longe. Para Oleksiy Arestovich, conselheiro do chefe de gabinete do presidente ucraniano, afirmou que o conflito não deve passar de maio, quando acredita que a Rússia não terá mais recursos para manter seus ataques.
“Acho que, no mais tardar em maio, início de maio, devemos ter um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia”, disse, em vídeo publicado nas redes sociais. “Talvez muito antes, veremos, estou falando das últimas datas possíveis.”
Sanções da União Europeia
Os países da União Europeia (UE) aprovaram hoje o quarto pacote de sanções econômicas contra a Rússia na tentativa de encerrar a invasão da Ucrânia. Trata-se de bloqueios contra investimentos no setor de energia, exportações de bens de luxo e importações de produtos siderúrgicos.
As novas sanções econômicas afetam as petrolíferas russas Rosneft, Transneft e Gazprom — membros da UE, contudo, poderão comprar petróleo e gás delas. A mais recente iniciativa da UE também amplia o número de oligarcas russos cujos bens serão bloqueados. Esses empresários apoiam Putin.
Leia também: “Devagar, malfeito e complicado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste
Por que o presidente da Rússia é Ucrânia não entram juntos na OTAN ? Então fica tudo igual e se este é o motivo da guerra, ela perde o sentido.
Acho que quem se f*deu nessa guerra foi a colisão entre o cômico presidente da Ucrânia e o deputado brasileiro “Mamãe Falei”. Um por ser puxa saco de Biden e o outro por ser só tonto mesmo.
Enquanto isso, seu Zé Lensky é aplaudido de pé no parlamento britânico, é aplaudido de pé no parlamento do Canadá e amanhã irá se dirigir ao congresso dos EUA. provavelmente também será aplaudido pela maioria dos congressistas e ainda enquanto isso, não combina com os russos e os pobres da Ucrânia, só levando bomba na cabeça, literalmente. Eu só digo uma coisa, esse sujeito, com essa conversa mole dele, está levando a Ucrânia à ruína, não diria nada, se houvesse a mínima chande de expulsarem esses russos do país, só que não.