5G avança no país

Doze capitais brasileiras já estão prontas para receber a quinta geração de internet móvel
-Publicidade-
As empresas devem oferecer internet de alta velocidade em todas as capitais brasileiras até 31 de julho deste ano
As empresas devem oferecer internet de alta velocidade em todas as capitais brasileiras até 31 de julho deste ano | Foto: Cristoph Scholz/Flickr

Doze capitais brasileiras (confira abaixo) já estão prontas para receber o 5G, a quinta geração de internet móvel.

O Ministério das Comunicações informou na quarta-feira 26 que os grandes centros urbanos já possuem a infraestrutura necessária para a instalação do serviço.

Leiloado em novembro do ano passado, o padrão 5G oferecerá internet de alta velocidade em todas as capitais brasileiras até 31 de julho deste ano.

-Publicidade-

Na parte de infraestrutura, a legislação detalha a expedição de licenças para que as operadoras possam realizar a instalação da rede.

A instalação das novas antenas do 5G difere das tecnologias anteriores, já que necessitam de densidade maior de replicadores de sinal.

Os grandes centros urbanos terão uma antena para cada 100 mil habitantes – número 10 vezes maior do que o que se usa atualmente no padrão 4G.

“Este é mais um dispositivo que contribui para a expansão das redes 5G, que, em comparação às tecnologias anteriores, requerem maior densidade de antenas, mas de menor tamanho”, explicou o secretário de Telecomunicações Arthur Coimbra.

Para as demais localidades, será necessária a adequação de leis municipais e da instalação de infraestrutura para o funcionamento da tecnologia.

De acordo com os termos do leilão do 5G, empresas que arremataram as concessões de uso das bandas também firmaram o compromisso de ampliar para 100% do território nacional a cobertura do padrão atual, o 4G.

“Nossa missão é garantir a tecnologia 5G conectando o Brasil e levando a internet para todos os brasileiros”, afirmou em nota o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Veja a relação de capitais

Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista já atualizaram suas legislações locais para ofertar a nova internet.

As demais capitais ou estão parcialmente adaptadas ou preparam a atualização da legislação municipal.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.