O mundo vive um momento de declínio tecnológico de importantes ícones do segmento. A BlackBerry é o mais recente exemplo desse cenário, com a empresa encerrando o suporte para os celulares da marca em 4 de janeiro.
Devido à paralisação, o uso da internet, o envio de mensagens de texto e a realização de chamadas foram prejudicados. Usuários que ainda têm o aparelho relataram mal-funcionamento nas redes sociais depois do anúncio.
Antes da BlackBerry, contudo, outros produtos ficaram obsoletos. Confira:
Nokia
A Nokia começou a encerrar sua história, de décadas e inovações, com o fechamento da fábrica de celulares na Europa em 2011. Além de causar o “início do fim” da marca, o anúncio provocou a demissão de 3 mil funcionários. No ano passado, a empresa desativou a planta na Finlândia. A companhia ficou conhecida por lançar um dos primeiros aparelhos eletrônicos para o público geral, o modelo 1011, criado em 1992.
Features Phones
Os Features Phones eram os celulares antigos que desempenhavam poucas funções. Eles faziam ligações telefônicas, enviam de SMS, contavam com recursos limitados de multimídia e internet. Em 2015, do total de celulares vendidos no mundo, apenas 20% eram features phones. Já em 2018, os aparelhos foram totalmente substituídos pelos smartphones.
Câmeras Digitais
Elas revolucionaram o mundo da fotografia. Pela primeira vez, usando câmeras digitais, foi possível tirar uma fotografia e publicá-la nas redes sociais depois de descarregá-las no computador via cabo USB. Com o tempo, foram substituídas pelos smartphones.
MP3 Player
Os aparelhos eram uma febre nos anos 2000 devido à capacidade de armazenamento de até 20 mil músicas. No entanto, também perderam espaço para os smartphones, com tudo embutido no aparelho.
As inovações estão vindo rápido demais. O pouco tempo para assimilação fará com que pouca memória romântica seja deixada para o futuro.