A Apple está explorando a fabricação de robôs pessoais que sigam os usuários em suas casas e os auxiliem em tarefas cotidianas, segundo a agência de notícias Bloomberg. A informação, divulgada nesta quarta-feira, 3, surge semanas depois de a big tech norte-americana abandonar seus esforços para desenvolver um carro elétrico.
Ainda em fase inicial, o projeto do robô pessoal não tem garantia de resultar em um produto comercializável. A Apple não se pronunciou sobre o assunto.
A iniciativa demonstra a busca da Apple por novas fontes de receita além dos iPhones e da venda de conteúdos e serviços digitais. O recente abandono do projeto de carro elétrico, depois de uma década de desenvolvimento, evidencia essa mudança de estratégia.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
Segundo profissionais consultados pela Bloomberg, a empresa transferiu funcionários da divisão de automóveis para projetos de inteligência artificial generativa. O projeto do robô pessoal está sob a responsabilidade da divisão de engenharia de hardware da Apple e da unidade de aprendizagem automática.
Futuro da robótica na Apple
Ainda é cedo para prever o impacto da iniciativa da Apple na indústria de robótica. No entanto, a entrada de uma empresa do porte da Apple no mercado certamente intensifica a competitividade e acelera o desenvolvimento de tecnologias inovadoras nesse campo. Detalhes do projeto de robô devem ser apresentados ao público na conferência anual da companhia, que ocorrerá em junho, nos Estados Unidos.
Leia também: “Carro elétrico: uma aposta duvidosa”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição da Revista Oeste
E mais: “Viciados em celular”, por Dagomir Marquezi