Na sexta-feira 17, o CEO da OpenAI, Sam Altman, foi demitido. Um dos cofundadores da empresa norte-americana que opera inteligência artificial (IA) disse que a demissão de Sam aconteceu abruptamente. Greg Brockman, cofundador e ex-presidente da empresa, disse no Twitter/X que a demissão de Sam ocorreu de forma “extremamente rápida”.
Quebra de braço
Antes de sua demissão, Altman havia tido atrito com membros do conselho da OpenAI. O CEO queria impulsionar o desenvolvimento da inteligência artificial de forma mais agressiva, mas os membros do conselho decidiram agir com mais cautela. A informação foi confirmada por Kara Swisher, do portal CNN.
O que aconteceu
Na noite de quinta-feira 16, Altman recebeu uma mensagem de Ilya Sutskever, outro cofundador da OpenAI. A mensagem convocava Altman para uma reunião.
“Sam participou de um Google Meet e todo o conselho, exceto eu, estava lá. Ilya disse a Sam que ele estava sendo demitido, e que a notícia seria divulgada muito em breve”. Escreveu Brockman no Twitter/X
No anúncio oficial da demissão de Altman, a OpenAI disse que o CEO não havia sido suficientemente “franco” com o conselho, e que isso havia prejudicado a capacidade da empresa de cumprir com as suas responsabilidades.
Leia mais sobre Tecnologia em Oeste.
Microsoft
Alguns parceiros da OpenAI ficaram surpresos com a celeridade do processo de demissão do CEO. A Microsoft, que havia feito investimentos bilionários na OpenAI, não foi informada da demissão de Altman até “pouco antes” do anúncio público.
CEO interino
A empresa disse que a diretora de tecnologia Mira Murati deverá atuar como CEO interina na empresa de inteligência artificial.
Em um comunicado oficial no site da empresa, a OpenAI disse que Murati é “excepcionalmente qualificada” e que a empresa tem a “maior confiança em sua capacidade de liderar a OpenAI durante este período de transição”. A nova CEO tem 34 anos de idade, e está na equipe de liderança da OpenAI há cinco anos.
A mulher deve permanecer como CEO interina da OpenAI enquanto o conselho da empresa “realiza uma busca formal por um CEO permanente”.