Primeiro “ancestral” do computador completa 200 anos

A máquina foi construída pelo inglês Charles Babbage em 1821
-Publicidade-
Modelo do primeiro "ancestral" do computador foi construído em 1821
Modelo do primeiro "ancestral" do computador foi construído em 1821 | Foto: Divulgação/ Universidade de Minnesota

O primeiro antecessor do computador moderno completou 200 anos neste ano. A máquina analítica foi construída pelo britânico Charles Babbage em 1821. O equipamento, que calculava funções polinomiais — cálculos matemáticos que envolviam um número inteiro não negativo e números constantes — serviu de inspiração para a criação de uma máquina que compilava tabelas matemáticas.

A ideia do inventor era transformar a máquina em algo capaz de fazer qualquer tipo de cálculo. O produto recebeu apoio de diferentes instituições científicas, mas excedia as tecnologias que existiam na época. Depois de mais dez anos, o governo britânico suspendeu o financiamento do projeto, mas ele continuou a ser desenvolvido com menos recursos, e como resultado foi feito um protótipo.

Em 1842, sem conseguir atingir mais nenhum grande êxito, o matemático parou de desenvolver a invenção. O filho dele, Henry Prevost Babbage, ainda tentou continuar o trabalho, mas também não teve sucesso.

-Publicidade-

Só em 1854, o sueco George Scheutz conseguiu fazer uma máquina usando os designs do mecanismo de Babbage como base. O equipamento imprimia tabelas astronômicas com uma precisão sem precedentes até então. O resultado da invenção chegou a ser usada pelos governos britânico e americano.

A ideia de uma máquina que poderia fazer cálculos muito mais rapidamente do que qualquer matemático evoluiu até chegar nos primeiros computadores de Alan Turing nos anos 1930. E que, por sua vez, progrediram para os computadores que temos atualmente.

História do pai do computador

Na época em que inventou o antepassado do computador, Babbage trabalhava como matemático na fundação da Astronomical Society. Anos depois, a instituição mudou de nome para Royal Astronomical Society. Charles Babbage viveu entre 1791 e 1871 e, além de matemático, também trabalhou como engenheiro mecânico e filósofo.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.