Elon Musk quer implantar um chip em seu cérebro

Bilionário garante que dispositivo intracraniano ajudará pessoas com paralisia a controlar smartphones com a mente
-Publicidade-
Do tamanho de uma moeda grande, o dispositivo foi projetado para ser implantado no crânio de uma pessoa
Do tamanho de uma moeda grande, o dispositivo foi projetado para ser implantado no crânio de uma pessoa | Foto: Divulgação/https://www.maxpixel.net/photo-5477735

O bilionário Elon Musk está prestes a entrar na mente das pessoas. Por meio de sua companhia Neuralink, o empresário iniciou ensaios clínicos que implantarão microchips de inteligência artificial no cérebro humano.

Conforme noticiou o jornal britânico The Times, na quinta-feira 20, a Neuralink está recrutando a “nata” da medicina e da engenharia para tornar o projeto viável. Os testes devem durar, aproximadamente, três anos.

Elon Musk quer permitir que pessoas com paralisia usem diretamente sua atividade neural para operar computadores e smartphones com rapidez e facilidade, além de tentar “resolver” o autismo e a esquizofrenia.

-Publicidade-

Testes em animais

A Neuralink relatou que um macaco, chamado Pager, moveu um cursor em uma tela de computador por meio do chip. A Neuralink conseguiu ainda “coletar dados” de uma porca, chamada Gertrude, também com o chip na cabeça.

Do tamanho de uma moeda grande, o dispositivo foi projetado para ser implantado no crânio de uma pessoa. Fios ultrafinos do equipamento seriam ligados ao cérebro, podendo ser facilmente removido, caso o paciente queira.

No mês passado, Elon Musk disse ao Wall Stree Journal que aguarda a aprovação da “Anvisa” dos EUA para usar o equipamento em pessoas com lesões graves na medula espinhal, como tetraplégicos.

“Temos uma possibilidade de restaurar a funcionalidade do corpo inteiro para alguém que tenha lesão na medula espinhal”, afirmou. “O Neuralink está funcionando bem em macacos. Nossos testes confirmam que é muito seguro e confiável.”

Leia também: “Metaverso: muito além do Facebook”, reportagem publicada na Edição 94 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.