Elon Musk vai abrir caixa-preta do Twitter

Bilionário disse que pretende divulgar todos os arquivos de ‘supressão da liberdade de expressão’ da big tech

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Musk prometeu uma nova era no Twitter
Musk prometeu uma nova era no Twitter | Foto: Reprodução/TLDV

O bilionário Elon Musk está disposto a abrir a caixa-preta do Twitter. Em mensagem publicada nas redes sociais, o novo proprietário da big tech disse que os arquivos da empresa sobre “supressão da liberdade de expressão” serão publicados em breve, na própria plataforma.

“O público merece saber o que realmente aconteceu”, tuitou Musk, na segunda-feira 28.

No ano passado, o ex-chefe de segurança de dados do Twitter Peiter Zatko denunciou uma série de irregularidades na plataforma, que teria enganado agências reguladoras federais e o próprio conselho de administração da empresa. O executivo alegou que a big tech omitiu “deficiências extremas e flagrantes” no sistema de defesa contra invasores.

Segundo o jornal The Washington Post, Zatko entregou à Securities and Exchange Commission, agência de regulamentação do mercado financeiro, um documento de 80 páginas. Esse material mostrou dezenas de fraudes e ilicitudes cometidas nos últimos anos.

Zatko também disse ao periódico que o Twitter quebrou um acordo firmado em 2011 com a Federal Trade Commission, uma agência de defesa do consumidor e antitruste, ao utilizar servidores com software desatualizado. Essa defasagem torna a empresa um alvo mais fácil de ser atingido.

O denunciante também acusa o Twitter e seu antigo CEO Parag Agrawl de terem mentido sobre o número de contas falsas ativas na plataforma. Esse incidente bloqueou temporariamente a compra da big tech por Musk. Neste ano, contudo, a aquisição do Twitter foi confirmada.

Leia mais: “O voo da liberdade”, reportagem de Cristyan Costa e Dagomir Marquezi publicada na Edição 110 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.