Os Estados Unidos lançaram o avião espacial X-37B do Exército norte-americano com a ajuda do foguete Falcon Heavy, da SpaceX. O lançamento, que ocorreu nesta quinta-feira, 28, teve duas semanas de atraso por causa de problemas técnicos.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Assim como nas missões anteriores, o avião, que é semelhante a um mini-ônibus espacial, transportou experimentos confidenciais. Não há ninguém a bordo.
Esse foi o sétimo voo de um X-37B. O último, o mais longo até então, durou dois anos e meio, antes de pousar em uma pista na cidade de Kennedy, nos EUA, há um ano.
Não há informações sobre o tempo que o avião espacial vai permanecer no ar. Tampouco há conhecimento sobre o que está a bordo.
O X-37B foi construído pela Boeing e possui 9 metros de comprimento. Não é necessário a presença de astronautas.
O X-37B tem sistema autônomo de pouso. Ele decola verticalmente, como foguetes, mas pousa horizontalmente, como aviões. Os modelos são projetados para orbitar entre 240 e 800 quilômetros de altura.
SpaceX Falcon Heavy é um dos foguetes mais poderosos do mundo
O lançamento marcou a primeira vez que o avião espacial pegou carona com um SpaceX Falcon Heavy, que é um dos foguetes mais poderosos do mundo.
Leia também: “Misteriosa nave espacial chinesa é perseguida por objetos não identificados”
Anteriormente, o X-37B foi lançado no veículo SpaceX Falcon 9 e no foguete Atlas 5. O lançamento de agora indica que o avião espacial pode alcançar órbitas mais distantes. De acordo com o especialista em rastreamento de objetos no espaço Paul Graziani, o X-37B pode alcançar até mesmo a Lua ou Marte.
Leia também: “SpaceX lança o maior foguete de todos os tempos antes de explodir”