Executivo do WhatsApp critica sistema de segurança do Telegram

Chefe do aplicativo de mensagens pronuncia-se diante do crescimento do concorrente
-Publicidade-
Gestor do WhstaApp critica 'app' concorrente
Gestor do WhstaApp critica 'app' concorrente | Foto: Canva

O WhatsApp partiu para o ataque contra um de seus concorrentes. Em recente entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o principal executivo do aplicativo de mensagens, Will Cathcart, criticou diretamente o sistema de segurança do Telegram.

Leia mais: “Funcionários do Google formarão aliança sindical global”

“O Telegram não tem criptografia de ponta a ponta; eles mantêm uma cópia das mensagens, o que é um problema real de privacidade e segurança”, comentou Cathcart, que se reporta diretamente ao Facebook, grupo que comprou o WhatsApp em 2014, por cerca de US$ 22 bilhões.

-Publicidade-

Apesar das críticas, o executivo tentou não caracterizar o Telegram como concorrente direto no mercado de aplicativos de mensagens. “Muitas pessoas usam o Telegram mais como uma rede social, com grupos muito grandes, canais muito grandes, um local onde figuras públicas querem atingir seus seguidores”, disse, sem apresentar dados concretos a respeito.

Telegram em alta

As críticas feitas por Will Cathcart ocorrem no momento em que o WhatsApp perde espaço em decorrência do anúncio de nova política de privacidade, segundo a qual o aplicativo compartilhará dados dos usuários com o Facebook. Diante de críticas, sua implementação acabou sendo adiada para entrar em vigor a partir de maio. Com isso, o Telegram e o Signal ganharam parte do mercado, chegando a ficar no topo de aplicativos mais baixados da Play Store.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. O medo exponencial crescimento do Telegram assusta o whatsapp. Mas o maior medo em relação ao Telegram e liberdade de expressão que falta no whatsapp e em todas as bigtechs

    1. O Telegram entrega tantas opções e funcionalidades que o WhatsApp não consegue entregar nem 30%. Para mensagens diretas entre dispositivos há o Chat Secreto, que faz a entrega das mensagens sem passar pelo servidor.
      Sobre a criptografia, basta testar uma chamada no app que verá que a primeira coisa que acontece é a troca de chaves.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.