Foguete lunar da Nasa está a um passo de decolar

A agência espacial dos EUA quer se estabelecer na Lua e utilizá-la como um campo de testes para uma missão tripulada a Marte
-Publicidade-
O foguete SLS será o mais poderoso do mundo
O foguete SLS será o mais poderoso do mundo | Foto: Divulgação/Nasa

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) está perto de concluir um teste crucial para enviar um foguete à Lua, informou, na terça-feira 21, o diretor da missão Artemis, Mike Sarafin. “Diria que estamos perto de 90% do que necessitamos em geral”, disse, em entrevista concedida a jornalistas.

Trata-se do último teste que a agência espacial norte-americana efetuará antes da missão Artemis-1, prevista para este verão no Hemisfério Norte: um voo lunar sem passageiros. O teste será seguido por outro voo, com uma cápsula transportando humanos, mas que provavelmente não ocorrerá antes de 2026.

As equipes do Centro Espacial Kennedy iniciaram os testes no sábado 18 e têm os seguintes objetivos: abastecer os tanques do foguete SLS com combustível líquido, iniciar a contagem regressiva para a decolagem, simular imprevistos e, por fim, esvaziar os tanques.

-Publicidade-

Nas três tentativas anteriores, os problemas se multiplicaram e foi impossível abastecer o foguete com centenas de milhares de galões de hidrogênio e oxigênio líquidos super-resfriados. Contudo, na segunda-feira 20, os engenheiros conseguiram encher os tanques. Eles apenas tiveram de lidar com um novo problema de vazamento de hidrogênio, que não conseguiram resolver.

A Nasa pretende se estabelecer na Lua e utilizá-la como um campo de testes para uma missão tripulada a Marte, que deve ocorrer na década de 2030.

Leia também: “Óvnis invadem o Senado!”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 116 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.