A empresa Hemarina conseguiu autorização do governo francês para pesquisar a eficácia das hemácias do sangue da Arenicola no combate à covid-19
A Agência Nacional francesa de Medicamento e Produtos de Saúde (ANSM) autorizou que uma empresa do país comece a fazer teste com o sangue Arenicola para o tratamento do coronavírus.
O Arenicola é um verme marinho que pode alcançar até 23 centímetros e que é encontrado no litoral da Europa e da América do Norte.
De acordo com a empresa Hemarina, a hemoglobina, molécula responsável pelo transporte de oxigênio no organismo, da Arenicola é 40x mais eficiente que a humana.
O tratamento consiste em uma solução produzida com o material do verme colocado no sangue do paciente. É esperado que isso ajude no tratamento da insuficiência respiratória causada pelo coronavírus.
Para o diretor da empresa Franck Zal, esse “respirador celular” é uma esperança para a falta de respiradores e a superlotação de UTIs.
O produto, baseado na hemoglobina da Arenicola, recebeu o nome de Mônaco e será testado em 10 pacientes em um hospital de Paris, sob supervisão do Comitê de Proteção de Pessoas da ANSM, informa a Exame.