Estudo mostra que 30% dos trabalhadores temem ser substituídos pela tecnologia

Segundo levantamento da consultoria PwC, 64% dos brasileiros pretendem pedir aumento salarial no próximo ano
-Publicidade-
Os trabalhadores temem ser substituídos pela tecnologia
Os trabalhadores temem ser substituídos pela tecnologia | Foto: Reprodução/Pexels

Três em cada dez trabalhadores temem ser substituídos pela tecnologia nos próximos três anos, mostrou estudo elaborado pela consultoria PwC. O relatório avalia as expectativas dos trabalhadores sobre automação, troca de emprego e salário. Mais de 52 mil pessoas foram ouvidas.

Segundo o levantamento, 35% dos trabalhadores no Brasil e 39% no mundo dizem estar preocupados com a possibilidade de não receber treinamento suficiente em competências digitais e tecnológicas.

-Publicidade-

Para Camila Cinquetti, diretora da PwC Brasil, o impacto desse tema na produtividade dos trabalhadores é relevante. “A pesquisa nos traz uma reflexão importante sobre a perspectiva dos talentos em escolher a empresa onde trabalham”, observou, em entrevista ao jornal Valor Econômico. “Elas buscam um alinhamento com seu propósito e valorizam questões específicas que são importantes para seu engajamento.”

A executiva diz ainda que as pessoas querem se desenvolver no contexto tecnológico. “A era digital está mudando os negócios e também a forma como pensamos”, afirmou. “Isso muda como as pessoas exercem suas atividades, resolvem problemas, colaboram e inovam.”

O relatório mostra também que 64% dos brasileiros pretendem pedir aumento salarial no próximo ano, em comparação com 57% dos trabalhadores no mundo. Segundo Cinquetti, esses números ressaltam a força dos empregados. “O poder de negociação e barganha não está só na mão do empregador”, salientou. “Por isso, é importante entender o que as pessoas valorizam.”

Leia mais: “Sua profissão está em extinção?”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 83 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.