Revista Oeste - Eleições 2022

Debutante do ano: iPhone

Revolucionário no setor de tecnologia, o pequeno aparelho da Apple completa 15 anos de idade
-Publicidade-
Foto: Reprodução/Pexels
Foto: Reprodução/Pexels | Foto: Reprodução/Pexels

Foi no dia 29 de junho de 2007 que o primeiro modelo do iPhone foi anunciado para o mundo. “Hoje, a Apple vai reinventar o telefone”, prometeu Steve Jobs, cofundador da empresa, durante a apresentação do aparelho. Segundo ele, o celular reuniria três funções: a do media player iPod, a de um telefone e a de um dispositivo múltiplo via internet.

Hoje, passados exatamente 15 anos, o pequeno dispositivo se tornou responsável por iniciar uma revolução no mercado de tecnologia. Melhorias na última década e meia — incluindo câmeras mais nítidas, maior duração da bateria e material mais resistente — tornaram difícil largar esse popular “computador de bolso”.

-Publicidade-

Como mostra reportagem publicada no The Wall Street Journal, o lançamento do iPhone não marcou apenas uma nova era no setor de smartphones. Além de contribuir para avanços tecnológicos, a criação do celular da Apple estabeleceu o nascimento de uma geração mais “conectada”. Graças à revolução, os pais não precisavam mais entreter os filhos com brinquedos. Agora, existiam aplicativos que alegravam as crianças.

Esse é o caso de Noah Schmick, do Estado de Wisconsin, nos EUA, um jovem de 15 anos que nasceu no mesmo dia do lançamento do primeiro iPhone. O rapaz conta que não consegue se lembrar de um único dia em que os celulares não contribuíram para a sua vida. “Isso é tudo que você precisa, na palma da sua mão”, afirma. “Os celulares têm todo o conhecimento do mundo. Se entregarmos esse aparelho para um ‘homem das cavernas’, ele surtaria.”

Chegada ao Brasil

Desde 2007, ano em que o iPhone chegou às prateleiras, até os dias de hoje, já foram fabricados um total de 33 modelos do aparelho. No entanto, os produtos começaram a chegar ao Brasil apenas em 2008, com o iPhone 3G, a segunda versão do primeiro celular da Apple.

Com o passar dos anos, o iPhone foi se modernizando. As versões mais recentes, os iPhones 13, 13 mini, 13 Pro e 13 Pro Max, foram lançadas em setembro de 2021. Entretanto, a história do celular não foi apenas de glória.

Dentre as polêmicas, a venda de aparelhos sem carregadores, a falta de atualizações do sistema operacional (iOS) em versões mais antigas e o aumento dos preços dos produtos atrapalharam na “democratização” da Apple no país.

Assine a Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.