Revista Oeste - Eleições 2022

Por engano, Apple e Meta entregam dados de clientes a hackers

As informações obtidas teriam sido usadas para facilitar esquemas de fraude financeira
-Publicidade-
As empresas entregaram detalhes básicos sobre os assinantes
As empresas entregaram detalhes básicos sobre os assinantes | Foto: Reprodução/Flickr

A Apple e a Meta (controladora do Facebook) forneceram dados de clientes a hackers que se passaram por autoridades policiais, segundo informou nesta quinta-feira, 31, a agência de notícias Bloomberg.

As empresas entregaram detalhes básicos sobre assinantes, como endereço do cliente, número de telefone e endereço IP, em meados de 2021, em resposta a uma “solicitação de dados de emergência” falsa.

Normalmente, segundo a agência, esses pedidos são fornecidos apenas com um mandado assinado por um juiz. No entanto, pedidos de emergência (em caso de perigo iminente) não precisariam de ordem judicial.

-Publicidade-

Pesquisadores de segurança cibernética suspeitam que alguns dos hackers que enviaram as solicitações estão baseados no Reino Unido e nos Estados Unidos. Um dos suspeitos é de ser mentor do grupo de hackers Lapsus, que violou a Microsoft, Samsung e Nvidia, entre outras empresas.

A polícia de Londres, recentemente, prendeu sete pessoas ligadas a uma investigação sobre o Lapsus.

“Revisamos todas as solicitações de dados para checar a conformidade com a lei e usamos sistemas e processos avançados para validar solicitações policiais e detectar abusos”, disse o porta-voz da Meta, Andy Stone, em comunicado.

As informações obtidas pelos hackers foram usadas para facilitar esquemas de fraude financeira, de acordo com a Bloomberg.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. São experts em dizer o que você pode postar e colocam o título de Fake News onde bem entendem; mas não conseguem detectar um golpe como esse? Alguém precisa investigar direito esta estórinha mal contada…..

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.