O avanço da cobertura da internet de quinta geração está impulsionando as vendas no varejo de smartphones compatíveis com o 5G.
A participação dos modelos 5G nas vendas totais de celulares aumentou de 6% para 17% em volume. Como são produtos de preço unitário maior, a participação no faturamento do mercado em agosto cresceu 33%. Os dados são da empresa de pesquisas GfK. Segundo o levantamento, o preço médio dos smartphones caiu 30% entre a primeira semana de janeiro e o início deste mês.
Na terça-feira 16, as redes 5G foram ativadas em Curitiba, Goiânia e Salvador. Desde o dia 6 de julho, quando a internet móvel de alta velocidade estreou em Brasília, até agora está presente em bairros de oito capitais brasileiras.
De acordo com levantamento divulgado pelo jornal Valor Econômico, na rede Fast Shop, as vendas de smartphones 5G dobraram no segundo trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, e se intensificaram com a chegada da tecnologia a São Paulo. A plataforma Mercado Livre informou ter vendido dez vezes mais celulares com a tecnologia entre janeiro e julho deste ano, do que em todo 2021.
Na avaliação de Fernando Baialuna, diretor de varejo da GfK, a chegada das redes 5G é um estímulo à troca de aparelhos 4G por modelos intermediários pelo consumidor, em um mercado de smartphones amadurecido como o brasileiro, mas é um movimento de demanda “que ainda tem um longo caminho pela frente”, disse ao Valor.
Como se o 5G estivesse realmente funcionando para valer… Péssimo serviço.