A montadora Tesla está trocando o tipo de células usadas em todos os carros de sua linha básica no mundo.
De acordo com analistas, a companhia de Elon Musk está adotando uma tecnologia mais “básica” e que em breve pode se tornar obsoleta.
O motivo dessa mudança seria uma forte alta nos custos de algumas matérias-primas.
A empresa passará a usar baterias à base de ferro nos carros, também chamadas de baterias de fosfato de ferro de lítio.
A tecnologia é bastante usada em veículos menos complexos, como carrinhos de golfe, ou em sistemas de reserva de energia residencial.
Para os carros elétricos, contudo, há muito ela é considerada opção menos eficiente. No mundo, cerca de 10% de todas as células de baterias de carros elétricos produzidas hoje são à base de ferro.
A maior fragilidade é o alcance menor. O material usado nas baterias à base de ferro tem menor densidade energética e oferece menor alcance por peso transportado a cada carga de abastecimento, em comparação às baterias de íon de lítio à base de níquel, hoje mais usadas.
Por esse motivo, quase todas as montadoras fora da China optaram por esse tipo, cujas principais matérias-primas são o níquel, o cobalto e o manganês.
Uma substituição pelas baterias à base de ferro, contudo, teria grande e crucial vantagem: o preço.
As baterias são a parte mais cara do carro elétrico. As baterias antigas, à base de ferro, são bem mais baratas — cerca de 30% por célula de bateria do que as equivalentes à base de níquel, em grande medida em razão do preço mais baixo das matérias-primas usadas.
Em vista da forte alta nas cotações das commodities e do aperto nas margens de lucro, as fabricantes de baterias também vêm aumentando o preço que cobram pelas baterias de íon de lítio.
Por exemplo, a LG Energy Solution, fornecedora da Tesla, da Porsche e da BMW, elevou os preços em 10% neste ano, depois de a cotação do níquel ter quadruplicado em 2021.
Tá e tanta eletricidade pra abastecer industrias, residencias e agora frota veicular vai vir da onde? na Europa vem de queima de gás, petroleo e desmatamento. Essa desculpa de despoluir e salvar o meio ambiente é trocar 6 por meia duzia.
Se o Musk recuou, o que dirá a Embraer com seus carros aéreos movidos à bateria, pois é…