Trator autônomo pode chegar ao mercado neste ano

A John Deere é a primeira fabricante a anunciar o produto para fabricação em série
-Publicidade-
A John Deere vai produzir o trator 8R na versão autônoma
A John Deere vai produzir o trator 8R na versão autônoma | Foto: Reprodução/John Deere

A John Deere anunciou o primeiro trator autônomo pronto para a produção em série. O comunicado ocorreu durante a Consumer Electronic Show (CES), feira de inovações realizada em Las Vegas entre 5 e 8 de janeiro.

“A automação deixou de ser um conceito, ela se tornou uma prática da revolução na agricultura”, afirmou Dan Leibfried, diretor de inovação da John Deere para a América Latina. “A John Deere está pronta para auxiliar o agricultor a desbloquear a sustentabilidade e a eficiência das operações.”

-Publicidade-

A tecnologia é fruto da combinação do modelo 8R da John Deere com um sistema de orientação GPS e novas tecnologias avançadas. De acordo com a montadora, os planos são de disponibilizar o trator autônomo para os agricultores ainda em 2022.

A máquina é equipada com pares de câmeras estéreo para detectar os obstáculos em 360º e fazer o cálculo da distância. Desse modo, o equipamento classifica cada pixel para determinar os movimentos do trator autônomo. Além disso, ele possui georreferenciamento com precisão de 1 polegada.

“Com essa inovação, o produtor conseguirá otimizar as operações, trazer maior segurança e ser mais eficiente’, avalia Leibfried. “A máquina está preparada para operar 24 horas, sete dias por semana, parando apenas para fazer o reabastecimento a cada oito horas em média”.

O agricultor pode acompanhar todas as atividades de maneira remota e fica liberado de  outras tarefas.

O John Deere Operations Center Mobile (Centro de Operações) disponibiliza vídeo ao vivo, imagens, dados e métricas, além de permitir o ajuste da velocidade e profundidade, entre outras funcionalidades. O sistema notifica anomalias com o trator autônomo para permitir ajustes.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.