WhatsApp processa governo da Índia por lei que rastreia mensagens

Anunciada em fevereiro, a nova legislação passou a valer hoje e exige que aplicativo identifique os usuários que geraram determinados conteúdos
-Publicidade-
WhatsApp entrou com processo contra o governo da Índia
WhatsApp entrou com processo contra o governo da Índia | Foto: Canva

O WhatsApp entrou na Justiça nesta quarta-feira, 26, contra o governo da Índia em razão de uma nova lei sobre a internet que entrou em vigor no país e violaria os direitos de privacidade dos usuários da plataforma.

Anunciada em fevereiro, a nova legislação passou a valer hoje e exige que os aplicativos de mensagens identifiquem os usuários que geraram determinados conteúdos. Segundo o WhatsApp, na prática, essa medida exigiria um rastreamento de cada mensagem enviada, o que violaria a privacidade de quem usa o app.

-Publicidade-

Leia mais: “Argentina proíbe Facebook de mudar políticas de privacidade do WhatsApp”

A Índia representa o maior mercado do WhatsApp no mundo, com quase 400 milhões de usuários. Nos últimos meses, o governo indiano entrou em rota de colisão com o Facebook, que é o dono da plataforma, exigindo mudanças em sua política de privacidade.

Leia também: “Covid-19: governo da Índia ordena que redes sociais removam expressão ‘variante indiana’”

Para as autoridades indianas, o WhatsApp poderia localizar as contas que supostamente espalham informações falsas, por meio de uma técnica de rastreabilidade. O Facebook, por sua vez, afirma que a medida cria um precedente perigoso, que viola a intimidade das pessoas.

Leia também: “WhatsApp libera recurso que permite acelerar mensagem de áudio”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site