Brasil já pode exportar maçãs para a Colômbia

Abertura do novo mercado anima produtores
-Publicidade-
Colômbia: início da importação de maçãs brasileiras
Colômbia: início da importação de maçãs brasileiras | Foto: Divulgação/Unsplash

A maçã brasileira poderá ser consumida na Colômbia a partir desta semana, depois de mais de cinco anos de tratativas entre os governos dos dois países. A primeira carga, com cerca de 41 toneladas da variedade Royal Gala, deixou a cidade de Vacaria (RS), na última sexta-feira, 28. A expectativa é que sigam acontecendo carregamentos semanalmente.

Leia também: “Canadá: mercado promissor para frutas brasileiras”

-Publicidade-

O novo mercado deixou o setor produtivo animado, uma vez que o país é uma excelente alternativa para a exportação da fruta. De acordo com Celso Zancan, diretor comercial e logística de mercado externo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM): “A Colômbia é um mercado que importa em torno de 100 mil toneladas de maçãs ao longo de todo o ano, diferente dos países do hemisfério norte, onde a janela fecha em junho para a maçã brasileira”.

Para que as exportações acontecessem, foi elaborado um protocolo para garantir que as maçãs brasileiras não carregarão insetos e pragas, como a mosca-das-frutas, cochonilhas e a grafolita, para a Colômbia. Monitoramento no campo, associado ao tratamento das frutas ao frio, que garantem o controle das pragas, constam nas recomendações.

Leia também: “A maçã no Paraíso”, coluna de Evaristo de Miranda publicada na Edição nº 61 da Revista Oeste

Com informações do portal Embrapa

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site