Exportação de soja bate recorde no país

No ano passado foram vendidos quase 87 milhões de toneladas do produto
-Publicidade-
Foto: Divulgação/Pixabay
Foto: Divulgação/Pixabay

A exportação de soja brasileira encerrou 2021 batendo recorde. O país enviou quase 87 milhões de toneladas do produto para o exterior, ante 82 milhões no ano anterior, segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) na terça-feira 4.

O último marco importante da exportação de soja foi registrado em 2018, quando o Brasil enviou pouco mais de 83 milhões de toneladas para fora. Em 2021, a China foi o principal destino do produto, recebendo quase 60 milhões de toneladas.

Para a Anec, a colheita histórica ajudou no aumento das exportações. “A safra brasileira de soja atingiu sua maior produção na temporada 2020/21: quase 140 milhões de toneladas. Esse resultado promoveu um incremento de 6% nas exportações da commodity em relação ao período anterior.”

-Publicidade-

As exportações do farelo de soja também apresentaram aumento no ano passado. Foram enviados 16,4 milhões de toneladas do alimento para o exterior em 2020, ante 16,9 milhões de toneladas em 2021 — maior patamar registrado desde 2011.

Exportação e produção de milho em queda

Já o desempenho do milho não foi tão positivo quanto o da soja. Em 2021, as exportações do produto caíram drasticamente e atingiram pouco mais de 20 milhões de toneladas. Trata-se do menor registro do setor desde 2012, quando o Brasil exportou 19,8 milhões de toneladas do cereal.

A produção do alimento também caiu. O país produziu mais de 85 milhões de toneladas no período de 2020/21, aproximadamente 18% menos em comparação com a temporada anterior.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Grandes Governo e Agro! Isso tudo apesar das ‘esquerdas’ seguidoras do ‘pixulequismo’ e dos sabotadores viciados em mordomias. Imagine em outro cenário…!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.