Bolsonaro sanciona lei que exclui despesas da União do teto de gastos dos Estados

Projeto que originou a lei foi aprovado pelo Senado em dezembro do ano passado
-Publicidade-
Projeto que originou a lei foi aprovado pelo Senado em dezembro
Projeto que originou a lei foi aprovado pelo Senado em dezembro | Foto: Arquivo/Divulgação/Agência Senado

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que excluiu da regra do teto de gastos dos Estados as despesas bancadas pela União e as emendas parlamentares.

O projeto que originou a lei foi aprovado pelo Senado em dezembro do ano passado. A sanção está publicada na edição desta quarta-feira, 5, do Diário Oficial da União.

O texto altera as leis que criaram o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal, que estabelece uma série de medidas para buscar o reequilíbrio fiscal, e o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados.

-Publicidade-

De acordo com os parlamentares, o objetivo da proposta é evitar que emendas destinadas aos Estados fossem bloqueadas por furarem o teto.

Segundo a Secretaria-Geral da Presidência, Estados que firmaram acordo com a União poderão deduzir do teto de gastos despesas com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o salário-educação e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Ainda nesta quarta-feira, outra sanção foi publicada — a que regulamenta a cobrança do ICMS em operações interestaduais destinadas a consumidor não contribuinte do imposto, ou seja, quando ele está em um Estado diferente.

A sanção foi defendida pelo Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

Com informações do G1

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Vou deixar algum comentário sobre esse assunto com os nossos especialistas, já que não tenho conhecimento algum sobre orçamentos da União e dos Estados. Vamos lá, sabichões. Vou poupa-los desta vez.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.