Mel produzido em árvore ganha indicação geográfica

Diferentemente da extração do néctar das flores realizada pelas abelhas, a matéria-prima desse produto é produzida por um inseto chamado cochonilha
-Publicidade-
Árvore de bracatinga, que recebe os insetos produtores de melato | Foto: Epagri/SC

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) concedeu o selo de Indicação Geográfica ao Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul brasileiro. A classificação ocorreu na modalidade de Denominação de Origem e considera que as características geográficas da região determinam a qualidade do produto e o tornam único.

“O novo mapa do agronegócio”, artigo publicado da Edição 41 da Revista Oeste

Diferentemente do mel floral — o mais comum feito a partir do néctar das flores e carregado pelas abelhas —, a matéria-prima desse produto é produzida por um inseto chamado cochonilha. A cada dois anos, esses insetos infestam as bracatingas — árvores naturais da Região Sul e consideradas uma das primeiras do Brasil — e se alimentam da seiva da planta. Nesse processo, soltam um líquido adocicado, o melato. Essa produção concentra-se entre os meses de dezembro e junho, de acordo com o Ministério da Agricultura.

-Publicidade-

A área de origem do Mel de Melato da Bracatinga do Planalto Sul Brasileiro reúne 134 municípios, sendo 107 em Santa Catarina, 12 no Paraná e 15 no Rio Grande do Sul. Ele é mais escuro e, segundo especialistas, oferece maior quantidade de minerais, além de mais efeitos benéficos à saúde.

Só em Santa Catarina, 95% da produção desse mel é exportada e, depois do selo, espera-se um potencial maior de agregação de valor econômico e conquista de novos mercados.

Leia também: “Grupo terrorista islâmico recomenda ingestão de mel para cura da covid-19”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site