A picanha brasileira venceu eleição de melhor prato do mundo, no ranking do guia TasteAtlas, referência na área gastronômica, divulgado nesta terça-feira 12, segundo o portal g1.
Leia mais: Leia mais: “Sem agricultura, haveria Natal?”
A carne recebeu 4,75 de 5 estrelas em avaliações de usuários do site. Em segundo ficou o roti canai, pão folhado da Malásia. O phat kaphrao, carne da Tailândia, foi contemplado com a terceira colocação.
Mais três pratos brasileiros ficaram entre os 100 melhores: o vatapá apareceu em 16º (nota 4,61); o escondidinho, em 58º (nota 4,52) e o tutu de feijão terminou no 93º lugar (nota 4,49).
O ranking do TasteAtlas tem como base os votos de usuários do site. Para tanto, segundo o g1, existe um sistema que busca diferenciar votos legítimos e inválidos por meio do comportamento do usuário na internet.
O resultado retrata a cada vez maior presença da carne brasileira no mercado gourmet internacional, conforme afirmam em artigo do portal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os pesquisadores Guilherme Cunha Malafaia e Gelson Luís Dias Feijó.
Leia mais: “Conheça as capitais brasileiras do arroz e feijão”
“É indiscutível o progresso auferido pela cadeia da carne bovina nas últimas décadas, alçando o Brasil ao patamar de ‘o grande player‘ do mercado”, observam os autores.
“O Brasil é hoje um dos maiores provedores de carne do mundo, tanto pela quantidade de carne exportada como pelas garantias de constância e qualidade dessa oferta.”
Conforme informa a Embrapa, em 2020, o Brasil se manteve com o maior rebanho bovino do mundo, alcançando 14,3% do rebanho mundial, com 217 milhões de cabeças. Em segundo estava a Índia, com 190 milhões de cabeças.
Neste ano de 2020, o país também continuou sendo o maior exportador de carnes do mundo, com 2,2 milhões de toneladas e 14,4% do mercado internacional. Austrália, Estados Unidos e Índia, pela ordem, ocupavam as colocações seguintes.
Entre 2000 e 2020, as exportações de carnes brasileiras acumularam US$ 265 bilhões.
Sobre o TasteAtlas
Com sede em Zagreb, na Croácia, o TasteAtlas é uma enciclopédia de sabores, um atlas mundial de pratos tradicionais, ingredientes locais e restaurantes autênticos, conforme informa o portal da entidade.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
“Catalogamos mais de 10 mil alimentos e bebidas e ainda há dezenas de milhares a serem pesquisados e mapeados”, informa o texto. “(Incluem-se) Os populares, mas também os sabores e aromas esquecidos de cada cidade, região e aldeia do mundo.”
A ideia do portal surgiu em 2015, com o jornalista e empresário croata Matija Babić. Antes da inauguração, em 2018, foram necessários mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento. No trabalho, houve um levantamento de detalhes e de combinações de ingredientes de diversos países e culturas.