Taxação: aço e ferro estão na mira do ‘pacote verde’ da UE

Produtos brasileiros podem ser afetados já que o bloco econômico vai passar a cobrar tarifa das empresas para importar de outros países
-Publicidade-
rolos de alumínio | Foto: Vergara/Flickr
rolos de alumínio | Foto: Vergara/Flickr

As vendas de aço e ferro do Brasil para a União Europeia (UE) podem sofrer reflexos da nova taxa de carbono imposta pelo bloco econômico. Conforme a Revista Oeste antecipou, a UE deverá cobrar uma tarifa das empresas para importar de países que não atenderem a determinados padrões ambientais.

A taxação está no chamado “pacote verde”, anunciado nesta quarta-feira, 14, e com o qual a UE pretende alcançar suas metas de reduzir em pelo menos 55% suas emissões de gases poluentes até 2030.

“O sequestro da bandeira ambiental”, artigo publicado na Edição 63 da Revista Oeste

-Publicidade-

O imposto vai forçar importadores de aço, cimento, alumínio e fertilizantes a pagar um custo a mais pelo produto comprado de países com baixo ou sem nenhum estímulo para a construção de uma matriz menos poluente. A UE diz que essa é a única maneira de assegurar uma concorrência justa para as companhias locais que tentam reduzir suas emissões.

A Rússia, a China e a Turquia devem ser os principais afetados. Aqui no Brasil, o risco também existe, mas em peso menor.

Leia mais: “Reino Unido quer proibir a venda de novos caminhões a diesel e gasolina até 2040”

As exportações de aço e ferro cobertas pela medida representaram, no caso brasileiro, 10,4% das exportações totais dessas mercadorias. Em casos específicos, como aços laminados planos, sem determinação de largura, as vendas para a UE alcançam 90% dos embarques do país para o exterior.

No caso do alumínio, as exportações brasileiras para o bloco econômico representavam 0,34% das vendas desse produto; cimento, apenas 0,02% das exportações totais; e fertilizantes, o mesmo porcentual.

Leia também: “Bolsonaro participa da 1ª Feira Brasileira do Grafeno”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site