O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o risco de chuvas intensas e fortes ventos na Região Sudeste do Brasil, nesta terça-feira, 28.
Segundo o Inmet, a expectativa é que haja chuvas de 30 mm/h a 60 mm/h — ou 100 mm/dia. Além disso, os ventos devem atingir de 60 km/h a 100 km/h.
O alerta laranja representa perigo para os moradores da Região Sudeste, que deve persistir até a manhã desta quarta-feira, 29.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
Os temporais devem atingir a região sul e o sudoeste de Minas Gerais, o norte do Estado de São Paulo e toda a região sul do Rio de Janeiro. O alerta não atinge o Espírito Santo.
Em caso de chuva ou fortes rajadas de vento, o instituto recomenda que a população procure abrigo em locais seguros. “Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos às torres de transmissão e placas de propaganda”, adverte.
Leia mais: “Confira a previsão do tempo até 13 de dezembro”
O Inmet também instrui os moradores a desligarem aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia. Caso necessário, poderá ser acionada a Defesa Civil, por meio do telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193.
Confira as regiões que estão em estado de alerta:
- Grande São Paulo;
- Grande Rio de Janeiro;
- Região Metropolitana de Campinas;
- Campo das Vertentes;
- Região de Ribeirão Preto;
- Vale do Paraíba Paulista;
- Região de Piracicaba;
- Grande Belo Horizonte; e
- Região de Araraquara.
Confira a previsão do tempo para dezembro
A previsão do tempo do Brasil em dezembro é de chuvas próximas ou abaixo da média em grandes partes do Norte e Nordeste e acima da média em parte do Sul. A informação foi divulgada pelo Inmet, na última sexta-feira, 24.
As temperaturas devem ser acima da média em grande parte do Brasil, principalmente no leste do Norte e em grande parte do Nordeste, onde as temperaturas médias devem superar 28ºC. Dias consecutivos com chuva sobre o oeste do Sul do Brasil podem amenizar as temperaturas, que devem ficar abaixo de 24°C.
Áreas da Região Norte, como o oeste do Amazonas, leste do Pará, Tocantins e grande parte do Nordeste terão volumes de chuva inferiores a 200 mm.