Para esta quinta-feira, 14, há alertas para tempestade, chuvas intensas e onda de calor em todo Brasil. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Conforme se vê no mapa abaixo, há três tipos de alertas: o amarelo representa perigo potencial; o laranja, perigo; e o vermelho, grande perigo.
Há previsão para onda de calor e tempestade no Rio Grande do Sul. Na divisa do Estado com o Uruguai, haverá queda de granizo nesta quinta-feira. De acordo com o Inmet, a chuva pode chegar a 30 mm/h e 60 mm/h, ou 50 mm a 100 mm/dia.
Além disso, estão previstos ventos intensos, que podem chegar até 100 km/h. Além do mais, a temperatura pode ficar 5ºC acima da média em quase todo o Estado.
Na parte amarela do mapa, onde estão as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste, uma onda de calor se aproxima.
Leia também: “Sul e Sudeste escapam das chuvas nesta quinta-feira; veja a previsão do tempo para as capitais”
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os cidadãos não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descarga elétrica. Deve-se evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além dos alertas de tempestade, a temperatura vai ficar 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos
Na parte vermelha do mapa, onde estão os Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, o alerta é de perigo, pois o calor intenso pode causar risco à saúde. A temperatura vai ficar 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos.
Leia mais: “Sensação térmica pode chegar a 37°C em São Paulo nesta semana; veja a previsão do tempo”
Já na parte laranja, a previsão é de chuvas intensas. O Inmet avisa que a chuva pode chegar aos 60 mm/h ou 100 mm/dia. O cidadão pode buscar mais informações via Defesa Civil, por meio do número 199; e via Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.