Antonio Risério: carta em defesa do antropólogo recebe mais de 700 assinaturas

Colunista da Folha foi atacado por profissionais de imprensa que trabalham no jornal, depois de escrever artigo sobre racismo
-Publicidade-
A carta a favor de Riserio salienta que o antropólogo provoca um 'mal-estar absolutamente necessário'
A carta a favor de Riserio salienta que o antropólogo provoca um 'mal-estar absolutamente necessário' | Foto: Reprodução/SESC TV

O antropólogo Antonio Risério recebeu o apoio de 730 pessoas nesta sexta-feira, 21, depois de ser atacado por jornalistas da Folha de S.Paulo. Os profissionais de imprensa do jornal redigiram uma carta contra Riserio, após o antropólogo publicar um artigo sobre racismo reverso.

“Antonio Risério é, no momento, uma das vozes mais importantes do país, sobretudo por fazer oposição a uma ideologia intolerante e autoritária”, informaram os apoiadores de Risério, no abaixo-assinado. “Manifestamo-nos com um apelo para que sua livre expressão seja respeitada.”

Adiante, os signatários do documento ressaltam as habilidades do escritor: “Risério, que escreve há décadas sobre o assunto, divulga pesquisas a respeito de personalidades reais da história brasileira que complexificam o modo como entendemos as relações sociais da época da escravidão”.

-Publicidade-

A carta a favor de Risério salienta que o antropólogo provoca um “mal-estar absolutamente necessário” para que os identitários, relativistas e revanchistas saibam que a oposição existe e não será dobrada. Entre os que assinam o documento, estão Josias Teófilo, cineasta, e o jornalista Leandro Narloch.

Em artigo publicado na Revista Oeste, o colunista Rodrigo Constantino discorreu: “O que podemos observar é uma mistura do totalitarismo ideológico desses socialistas com a luta pela reserva de mercado, de um tempo em que essa visão era não só predominante, mas basicamente hegemônica na mídia”.

Leia também: “O tombo da velha mídia”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 54 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.