-Publicidade-

Após megavazamento, órgãos do governo fecham acordo para proteção de dados

Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) firmaram compromisso nesta segunda-feira, 22
Governo brasileiro tenta dar resposta à série de vazamentos de dados na <i>internet</i> nos últimos meses
Governo brasileiro tenta dar resposta à série de vazamentos de dados na internet nos últimos meses | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) assinaram nesta segunda-feira, 22, um acordo de cooperação técnica para a proteção de dados pessoais dos consumidores, informa a TV Globo. Trata-se de uma resposta do governo à série de megavazamentos de dados registrada nos últimos meses no país.

Leia mais: Hacker que vazou dados de 223 milhões de pessoas recebeu pagamentos do exterior, diz PF”

Na semana passada, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Deepwater, que investiga o vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros em páginas na internet. Dois hackers foram presos e, como registramos há pouco, a PF já tem evidências de que eles receberam pagamentos do exterior.

Leia mais: Hacker põe à venda dados de 112 milhões de brasileiros”

Em fevereiro deste ano, a ANDP abriu uma apuração sobre os recentes episódios de vazamentos de dados de celulares de mais de 100 milhões de brasileiros. Neste momento, de acordo com a Senacon, há 40 casos em investigação.

Segundo o Ministério da Justiça, o acordo firmado será importante para “intercâmbio de informações, uniformização de entendimentos, cooperação quanto a ações de fiscalização, desenvolvimento de ações de educação, formação e capacitação e elaboração de estudos e pesquisas”.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.