Brasil é o único grande mercado aéreo a registrar alta na demanda

O setor no país tem passado ileso a problemas que afetam os principais aeroportos do mundo

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
A demanda doméstica do Brasil apresentou alta em julho deste ano
A demanda doméstica do Brasil apresentou alta em julho deste ano | Foto: Reprodução

Entre os principais mercados aéreos do mundo, o Brasil foi o único país a registrar uma alta na demanda doméstica em julho deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2019, ou seja, antes da pandemia. A constatação é Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

A demanda doméstica do Brasil (medida em receita por passageiro por quilômetro, ou RPK) apresentou alta de 1% em julho, na comparação com o período pré-pandemia. Na comparação com 2021, o salto foi de 24%.

“Nos últimos meses, o país tem apresentado uma taxa de crescimento muito mais acelerada do que os outros países que a gente monitora”, disse ao jornal Valor Econômico, Dany Oliveira, diretor no Brasil da Iata.

-Publicidade-

Além da forte demanda, o mercado aéreo brasileiro tem passado ileso a problemas graves, como a falta de mão de obra, superlotação de aeroportos e greves sindicais, que têm afetado, principalmente, os Estados Unidos e a Europa.

Nos principais mercados do mundo, a China apresentou uma queda de 30% na demanda contra o pré-pandemia. Outros mercados relevantes são a Austrália (cuja demanda doméstica caiu 10% em julho), Índia (-19%), Japão (-11%) e Estados Unidos (-8,4%).

Considerando todos os mercados globais, a demanda doméstica em julho deste ano ficou 13% abaixo do período pré-pandemia.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Parabéns, presidente Bolsonaro e sua brilhante equipe econômica.

    A postura de proteção dos valores, costumes e liberdade econômica, feita na contramão do atraso comunoglobalista q arruinou o mundo com seus governantes capachos da NOM prova q estamos no caminho certo.

    Bolsonaro é a mais extraordinária liderança mundial do século e o povo brasileiro sabe disso.
    Somos o único país do mundo q dá exemplo de defesa dos bons valores, com milhões de apoiadores e Bolsonaro é o único presidente q tem fortíssimo apoio popular.

    Livros ainda serão escritos sobre esse fenômeno.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.