As Forças Armadas do Brasil começaram, na quarta-feira 4, um treinamento em Goiás com mais de três mil participantes. O exercício ocorre em parceria com militares dos Estados Unidos, da China e de outras nações.
A operação vai até 17 de setembro. É a primeira vez que unidades chinesas integram exercícios militares em território brasileiro. Chamado de Operação Formosa, o evento é o maior exercício militar realizado na região do Planalto Central.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
Conforme autoridades da Marinha brasileira, que coordena essa atividade desde 1988, a presença de tropas chinesas simboliza o fortalecimento das relações militares entre os dois países. Neste ano, Brasil e China celebram 50 anos de parceria.
China considera evento um sinal de amizade
O convite a países amigos é uma rotina na tradição diplomática dentro do campo militar. Segundo as Forças Armadas, esse tipo de iniciativa significa uma oportunidade de integração entre a Marinha do Brasil e nações parceiras.
A participação chinesa é vista como um gesto de fortalecimento da colaboração com países latino-americanos, além de demonstrar sua capacidade de operar em diferentes partes do mundo.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal South China Morning Post, o Ministério da Defesa chinês destacou que o objetivo do exercício é “aprofundar a amizade e cooperação entre os militares, além de aumentar a capacidade de enfrentar riscos de segurança”.
Ao lado dos asiáticos, o exercício militar conta com a presença de observadores de mais sete países: Argentina, França, Itália, México, Nigéria, Paquistão e República Democrática do Congo.
No ano passado, a operação reuniu militares dos Estados Unidos, Alemanha, França e África do Sul.
Realizados no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás, os exercícios abrangem manobras de apoio de fogo e controle do espaço aéreo. Em 2023, a Operação Formosa foi marcada por um acidente com um helicóptero da Marinha, que resultou em duas mortes e 12 feridos.
Leia também: “Brasil completa 50 anos de relações diplomáticas com a China — hoje, seu principal parceiro comercial”
Só pode ser piada os chinas devem ter mandado pra os recrutas mas fracos e com melancia para todos
O melhor das matérias RO são as pérolas que se dá pra ler nos comentários.
Não é a toa que que não saibamos escolher presidentes. Sequer sabemos o mínimo para romper a barreira da ignorância.
Isso sim é preocupante. O resto é fumaça….
Atenção Brasil!!!
Jà estamos em outro nível de avanço do comnismo no Brasil.
PAI ETERNO QUANTAS INGENUIDADES DAS NOSSAS TROPAS DE MELANCIAS….
ACHAR QUE OS CHINESES ESTAO AQUI PRA BRINCADEIRA….LEDO ENGANO..
AH CHINA JÁ ESTA DOMINANDO NOS PONTOS MAIS ESTRATÉGICOS DE CADA PAÍS…ONDE ELES PRA COMPRAR AS EMPRESAS DE SETORES CRUCIAIS…
a china manda seus navios pesqueiros roubar a pesca no mar da argentina……. a china manda seus navios roubar a pesca no mar das filipinas….. e nossas forças armadas vão brincar de amizade colorida com esses bandidos? tão de brincadeira……..