Vinny, cão policial que combate tráfico de drogas, ganhou um “corredor de aplausos” durante sua aposentadoria oficial, em 10 de outubro, em São Luís, capital do Maranhão.
O cachorro, da raça pastor-belga-malinois, foi o primeiro cão policial do Estado nordestino. O animal se aposenta depois de sete anos de trabalho.
O animal de oito anos de idade combateu o narcotráfico em mais de 150 municípios maranhenses, além ajudar na luta contra o crime em outros Estados. Foram os casos, por exemplo, de Piauí, Pará, Tocantins e Goiás.
Conforme o portal g1, Diego do Nascimento, condutor de Vinny, conta que o cão policial — agora aposentado — é “um exemplo de determinação e persistência”.
Leia também: “Terceiro avião de repatriados chega ao Brasil”
“Ele é muito mais que um companheiro de trabalho”, conta Nascimento. “Não tenho definições em palavras para ele, porque ele me trouxe muitas coisas boas, ele foi exemplo pra mim muitas vezes.”
Início de carreira do “cão anti tráfico de drogas”
Quando Vinny chegou na Polícia Civil do Maranhão, em 2016, ele apresentou um grande impacto nos métodos de buscas dos agentes.
Anteriormente, as equipes policiais conduziam essas buscas por conta própria e recorriam ao apoio de cães farejadores apenas em situações de extrema necessidade.
Depois da chegada do animal, os agentes perceberam que Vinny conseguia detectar drogas em apenas 20 segundos, tarefa que muitas equipes não conseguiam fazer em horas.
O trabalho com cães se intensificou nas redes policiais e produziu resultados notáveis no combate à criminalidade em várias cidades do Maranhão.
Leia também: “BiS contrata Felipe Neto para comercial e consumidores promovem boicote”
“Vinny veio para quebrar paradigmas”, relatou o superintendente Ederson Martins, da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania.
“Os policiais até desacreditavam da especialidade dos cachorros para localizar drogas, e essa credibilidade só peio após ele conseguir localizar drogas com uma alta agilidade” disse o superintendente.
Por fim, Martins conclui que “Vinny realizava um trabalho de minutos que muitas equipes não conseguiriam fazer em horas”.
O cão policial, de trajetória descrita como “brilhante”, motivou a criação do Núcleo de Operações do Cães, que atualmente opera em São Luís.
Com a aposentadoria, Vinny vai permanecer com seu condutor, Nascimento, que esteve ao seu lado desde que a polícia o adotou.
Leia também: “Cão ajuda polícia a apreender 16 kg de maconha na zona oeste paulistana”
Fez mais pelo Estado do que os políticos maranhenses. Merece a aposentadoria com louvor.