publicidade
Brasil

Carlos Arthur Nuzman é condenado a 30 anos de prisão

Dirigente é acusado de ter participado do pagamento de propina a membros do COI em troca de votos para Rio-2016

nuzman prisão - Condenação de Nuzman é de quase 31 anos de prisão | Foto: Agência Estado
Condenação de Nuzman é de quase 31 anos de prisão | Foto: Agência Estado

O ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) Carlos Arthur Nuzman foi condenado a 30 anos, 11 meses e oito dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

A sentença foi proferida pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Receba nossas atualizações

O dirigente é acusado de ter participado do pagamento de propina a membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) em troca de votos para o Rio de Janeiro ser escolhido a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Relacionadas

Bretas  também condenou o ex-governador do Rio Sérgio Cabral e o ex-diretor da Rio-2016 Leonardo Gryner, ambos acusados de envolvimento no esquema. Cabral foi sentenciado a dez anos e oito meses de prisão por corrupção passiva. Gryner, por sua vez, a 13 anos e 10 meses por corrupção passiva e organização criminosa.

Relacionadas

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os três participaram do pagamento de US$ 2 milhões ao senegalês Lamine Diack, ex-presidente da Federação Internacional de Atletismo, em troca de votos para o Rio.

A decisão tem como base as investigações da Operação Unfair Play, que investigou a compra de votos. Nuzman ainda pode recorrer em liberdade.

Em 2017, Nuzman foi preso pela Polícia Federal (PF) em sua casa, no bairro do Leblon, no Rio. O dirigente comandou o COB por 22 anos.

Relacionadas

3 comentários
  1. Dimas Challitta Junior
    Dimas Challitta Junior

    E o nove dedos livre, leve e solto. Falando ” borrachas” para todos os cantos. Apesar que esse novo condenado tbm nem irá dormir uma noite em alguma cela. Precisamos mudar esse País. Depende apenas de nós, o cidadão de bem!

  2. Renato Gracia
    Renato Gracia

    Agora dá pra entender a euforia deste senhor, quando o molusco “venceu” as eleições…

  3. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Vamos fazer alguns cálculos aqui: (30+11/12+8/365)/6 = 5 anos, 1 mês e 26 dias, como ele já tem 79 anos, sairia, vejam como eu disse; sairia, com 84 anos, aproximadamente. Como ele é advogado e não conheço essas nuances da advocacia, ainda mais nessa distopia em que vivemos, eu acho que ele nem vai passar perto de alguma delegacia de polícia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade