Gilmar Mendes põe em pauta processo de suspeição de Moro

Medida entrou hoje na agenda da Segunda Turma depois de o ministro Kassio Nunes devolver a papelada
-Publicidade-
Edson Fachin e Cármen Lúcia já votaram, mas podem mudar o próprio entendimento; falta Kassio Nunes
Edson Fachin e Cármen Lúcia já votaram, mas podem mudar o próprio entendimento; falta Kassio Nunes | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O processo que trata da suposta suspeição do ex-juiz Sergio Moro no caso em que condenou Lula entrou nesta terça-feira, 23, na pauta da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão é do relator do caso, ministro Gilmar Mendes. Os documentos estavam com o magistrado do STF Kassio Nunes, que havia pedido mais tempo para analisá-los. Contudo, já foram devolvidos, de modo a dar continuidade ao julgamento suspenso em 9 de março. Os juízes Edson Fachin e Cármen Lúcia já votaram, mas podem mudar o próprio entendimento — tudo indica que ambos o farão.

O que está em jogo?

-Publicidade-

A Segunda Turma decidirá se Moro agiu com parcialidade na sentença que proferiu contra Lula no caso do tríplex do Guarujá. Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram para declarar a suspeição e anular o processo do tríplex; Kassio Nunes, ainda não.

Quando tudo começou?

Em 2018. Naquele ano, Mendes pediu mais tempo com a finalidade de analisar o caso. A retomada, neste mês de 2021, foi motivada pela decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações de Lula no âmbito da Operação Lava Jato. Por causa disso, o processo da suspeição teve “perda de objeto”. No entanto, a Segunda Turma vai julgá-lo mesmo assim.

Leia também: “Moro pode ser declarado suspeito nos processos envolvendo Lula?”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site