Whindersson Nunes se manifestou, neste domingo, 24, em suas redes sociais, sobre o suicídio de Jéssica Vitória Canedo, 22, vítima de difamação disseminada pelo perfil de fofoca Choquei.
O humorista deixou uma mensagem de pêsames para a mãe da estudante. Ele ainda prometeu que se engajaria na criação de uma lei que coibisse a disseminação de notícias falsas na internet.
+ Leia mais notícias do Brasil no site da Revista Oeste
No vídeo, com cerca de dez minutos, o artista deixa claro que jamais conheceu ou trocou mensagens com Jéssica. O Choquei divulgou conservas forjadas entre os dois, como se eles tivessem um affair.
O assunto explodiu nas redes sociais, gerando uma onda de ataques contra a jovem. Na última sexta-feira, 22, ela cometeu suicídio. Jéssica sofria de depressão.
Perfil entrou em contato com humorista
Whindersson contou que um perfil de fofoca o procurou e chegou a enviar as conversas para que ele as analisasse. O artista negou a veracidade do diálogo, e o homem avisou que descartaria o material.
Leia também: “Mãe de Jéssica Canedo fez apelo ao Choquei antes da morte da filha: ‘Parem'”
O youtuber estava de férias, fora do Brasil, quando descobriu que a página havia divulgado, no dia 18, prints do suposto diálogo. Ele decidiu não se pronunciar por medo de que sua interferência gerasse mais repercussões negativas para a Jéssica, que já passava por linchamento virtual.
“De primeira impressão, eu pensei: sempre acontece isso comigo, as pessoas detonam a menina”, afirmou. “Então, o que eu faço para minimizar? Eu não falo nada, porque conheço como as pessoas são cruéis”.
Ele só decidiu se manifestar sobre o assunto, por meio de sua assessoria, quando tomou conhecimento sobre o suicídio da jovem, no dia 22.
Confira: “Business da fofoca: as marcas que patrocinam o perfil Choquei”
Na noite deste domingo, véspera de Natal, Whindersson Nunes mandou uma mensagem de apoio para a mãe da estudante mineira.
“Sinto muito, demais mesmo, por a senhora ter que passar uma coisa que eu passei por poucas horas, com [a morte] do meu filho”, lamentou o comediante. “Sei que eu não posso nem mensurar o tamanho disso, mas se eu puder, de alguma forma, ajudar, e fazer com que essa dor diminua, eu estou aqui para qualquer coisa”.
Assista ao vídeo na íntegra:
‘Lei Jéssica Vitória’
Whindersson que, assim como Jéssica, luta contra a depressão, confessou que tenta se curar do abuso psicológico e sexual que sofreu na infância.
“Eu sou um cara muito problemático, também tento há muito tempo dar sentido à minha vida”, desabafou. “Já passei de tudo um pouco na vida, por todo tipo de coisa ruim”.
Ao final, o humorista criticou o jornalismo “não oficial”, que, sem buscar a veracidade dos fatos, impacta negativamente na vida das pessoas. Para ele, a solução seria aprimorar a legislação brasileira por meio da criação de uma lei chamada “Jéssica Vitória”. “Vou mobilizar o que for preciso”, garantiu.
Não precisamos de mais leis, precisamos de justiça.
Já existe tipificação penal para o ocorrido, então não há necessidade de mais uma lei nesse cipoal já existente. Deveria ter uma lei para punir lacradores, isso sim.
Querem justificar a censura utilizando a morte de uma pessoa desequilibrada, que, infelizmente, cometeu suicidio por sobrevalorizar um ambiente desqualificado que publica desde informações úteis até lixo. A falta de discernimento das pessoas não pode justificar a censura.
É impressionante como mesmo que “””sem querer””” o PT consegue o que quer. Essa PL2630 deve voltar ano que vem acho que mil vezes pior, não só por causa de ser ano eleitoral, mas principalmente pela exposição massiva desse acontecimento. Graças em grande parte a oposição que ficou espalhando isso aos sete ventos por causa da página ser lulista. Vao conseguir o que queriam, ano que vem ninguém mais fala nada na Internet.