publicidade
Brasil

Ciclone extratropical: São Paulo será atingido por rajadas de vento

Na capital e região metropolitana os ventos podem chegar a 70 km/h; e a 80 km/h no litoral

ciclone
Instabilidade climática atingirá o Estado de São Paulo. Imagem/Foto de Anandu Vinod na Unsplash | Reprodução

Os especialistas da MetSul Meteorologia alertam para a ocorrência de vento forte com rajadas a partir desta quinta-feira. A causa dos ventos será um intenso ciclone que se forma a partir desta quarta-feira, 12, no Rio Grande do Sul.

O que vai acontecer?

De acordo com os meteorologistas, as rajadas em torno do ciclone trarão uma corrente de ar seco e quente para o Estado de São Paulo já a partir do fim desta quarta-feira, 12. Os especialistas explicam que essas correntes de vento nas camadas baixas da atmosfera trazem ar quente e, geralmente, têm origem na Bolívia ou na região centro-sul do Brasil.

Receba nossas atualizações

É comum que o corredor de vento tenha uma extensão de centenas de quilômetros, vindo do sul da Amazônia até a bacia do Rio da Prata. Pela grande extensão do ciclone desta vez, e em função da sua dinâmica sobre o Sul do Brasil, haverá rajadas vindas do Norte que alcançarão o Estado de São Paulo.

ciclone
As rajadas de vento em São Paulo serão provocadas pela passagem de um ciclone na região Sul. Imagem/MetSul Meteorologia | Reprodução

O que devemos esperar?

Ainda segundo o MetSul Meteorologia, o vento deve soprar com intensidade de moderada a forte em várias cidades do Estado de São Paulo no fim desta quarta-feira — mas a maior intensidade será registrada na quinta. As regiões paulistas que devem registrar as rajadas mais intensas serão o sul e o leste do Estado, o que inclui o Vale do Ribeira, todo o litoral, a capital e a região metropolitana da cidade de São Paulo. Na capital paulista, os ventos poderão chegar a 70 km/h — não se descartando rajadas mais intensas em alguns pontos. No litoral, os ventos poderão chegar a 80 km/h.

Baixada Santista

Na região da Baixada Santista — e também em outros pontos do litoral —, o vento será o responsável pela elevação da temperatura, com calor acima dos 30ºC. Os frequentadores do litoral poderão sofrer com o calor na madrugada de quinta-feira. No entanto, a temperatura sofrerá uma mudança brusca: isso porque, com a mudança na direção dos ventos, haverá o ingresso de ar mais frio na região; a reviravolta no tempo deve ser acompanhada pelo aumento de nuvens — mas os meteorologistas não preveem chuvas.

Leia também

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Durval Henrique Lima e Silva
    Durval Henrique Lima e Silva

    Finalmente a Dilma vai provar que a estatal Ventobrás é viável.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.