Na segunda-feira 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou: vai indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga na Corte está em aberto desde o fim de setembro, quando Rosa Weber se aposentou.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Se confirmada a indicação, que precisará do aval da maioria dos senadores, Dino voltará a desempenhar função no Poder Judiciário. Com 55 anos, ele poderá permanecer no STF por duas décadas — atualmente, juízes têm aposentadoria compulsória ao chegar aos 75 anos.
Antes de entrar para a política, o atual ministro da Justiça foi juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Trabalhou no órgão de 1994 a 2006.
Leia mais:
Fora dos tribunais, Dino foi deputado federal por um mandato (2007-2011) e presidente da Embratur (2011-2014). Deixou o cargo na autarquia voltada à promoção do turismo para se candidatar a governador do Maranhão.
Eleito governador maranhense em 2014, Dino permaneceu no cargo por quase oito anos. Reeleito em 2018, ele deixou o cargo em março do ano passado — renunciou para poder se candidatar (e vencer) a disputa para o Senado.
Mas, afinal de contas, como Flávio Dino deixou o Maranhão?
Governador por dois mandatos e eleito senador. Com sucessivas vitórias nas urnas, Flávio Dino está longe de ser um gestor responsável por fazer do Maranhão um modelo a ser seguido. Pelo contrário, aliás. Ele deixou o Poder Executivo local com o Estado nordestino sendo destaque negativo em índices socioeconômicos.
Leia também: “Flávio Dino: relembre frases sobre STF, drogas, aborto e segurança pública”
Confira, abaixo, alguns indicadores do Maranhão, que teve Dino como governador de janeiro de 2015 a março de 2022.
- Ensino público
Vigésima quinta posição do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Só está à frente do Amapá e do Rio Grande do Norte.
- Analfabetismo
Mais de 12% da população do Estado com 15 anos ou mais não sabe ler nem escrever, segundo a edição de 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Apenas Paraíba, Alagoas e Piauí apresentam níveis piores.
- Água tratada
Pouco mais da metade (55,8%) da população maranhense tem acesso a água potável, segundo dados de 2021 compilados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento.
Leia também: “Abaixo-assinado contra indicação de Dino ao STF alcança 150 mil assinaturas”
- Rede de esgoto
Conforme a mesma edição do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, apenas 12% dos maranhenses têm rede de esgoto.
- Renda mensal
A renda média mensal no Estado nordestino é de R$ 409, segundo estudo deste ano do economista Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas. É o valor mais baixo do país. Primeiro colocado no ranking nesse quesito, o Distrito Federal registra mais de R$ 3 mil.
- Pobreza
É o último colocado do Brasil no quesito Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que divide de modo igualitário toda a economia entre a população local, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE).
Cidades mais pobres do Brasil
Além disso, Flávio Dino deixou o comando do Maranhão com o Estado sendo destaque — mais uma vez negativo — na parte de PIB per capita por municípios. A saber, todos os dez piores locados são, segundo o IBGE, maranhenses.
Leia também: "O Maranhão é aqui", reportagem publicada na Edição 180 da Revista Oeste
Sem novidade alguma, é só a eficiência da esquerda em multiplicar a miséria…
Senadores leiam a matéria e tenham bom senso e dignidade.
Fábio Dino é o q existe de pior p uma Suprema Corte.
Comunista, cínico, debochado, arrogante, persegue opositores, favorável à censura é um ditador.
A grande maioria do povo não apoia indicação , quem o indicou é semelhante.
Achei uma estratégia perfeita: é sabido que, quanto mais as pessoas forem pobres, sem educação, ignorantes, mais votam em candidatos da esquerda. O Flavio Dino esteve no Maranhão para aumentar o número de eleitores da esquerda, “acabando” com a economia do estado e piorando a educação.
Enquanto isso policiais da Força Nacinal são atacados no Rio. É a polícia do Dino.
O Brasil e o povo brasileiro honesto e de bem não merece tanta desgraça.
Mais difícil é deixá-lo quando se trafega em suas estradas…
Realmente os eleitores do Estado do Maranhão precisam serem estudados.
Será que na época o então espaçoso Juiz Federal era tão querido assim a ponto de largar a magistratura (?) para virar político e ser eleito deputado federal e governador por 2 mandatos ?
Ou é muita burrice ou o SSistema funcionou.
Agora a BURRICE será atribuída ao Senado Federal SE o comedor de lagostas vai também se lambuzar de vinhos premiados.
Diante da trajetória política do espaçoso Flávio Dino após deixar a magistratura podemos deduzir que os eleitores maranhenses gostam de serem enganados ?
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR…..QUEM VOTA EM UMA PESSOA DESTA PRA GERENCIAR O QUE PÚBLICO??? TRISTE POPULAÇÃO ANALFABETA QUE NÃO SABE NEM SE LIVRAR DOS PRÓPRIOS ALGOZES!!!!
Que os senadores vejam esta reportagem da Revista Oeste e ao menos uma vez, se sensibilizem, avaliem o risco e a tragédia que será para o Brasil, a aprovação desse traste comunista para o STF.
Ele que continue destruindo o estado dele, até que a população local acorde e ponha fim nisso.
Já temos bandidos canalhas demais em todas as esferas públicas do Brasil.
A população não suporta mais tanta desfaçatez e falta de vergonha na cara dos desgovernantes.
Senadores leiam a reportagem tenham dignidade e vergonha na cara. Esse cidadão por onde passa é um desastre e no STF não será diferente. Um ditador, cínico mentiroso e arrogante, zombou o tempo todo dos parlamentares como Ministro da Justiça será q não enxergam?
O STF é puro ativismo político, não respeita o parlamento os senhores terão a desfaçatez de apoiar mais um tirano quando a sociedade clama pela sua reprovação? Ouçam seus eleitores q confiaram nos senhores.
José Garcia: palavra bem apropriada para ele TRASTE
Espero que os senadores tenham orgulho do cargo que lhes foi outorgado, pelo voto popular, e rejeitem essa figura deplorável, sendo que desrespeitou o Congresso Nacional em todas as convocações para prestar esclarecimentos, ou seja, zombou de senadores e deputados. Tenham respeito para com vossos eleitores.
Deixou o estado arrasado..
Cada povo tem o governante que Merece. Triste realidade do Maranhão, com a população mais simples sendo manipulada há décadas.
Nenhuma novidade, mas,como esse traste chegou a juiz federal?????? Pobres maranhenses que nunca souberam e não sabem votar, e amargam com tanta miséria elegendo incompetentes e canalhas. Se querem votar nisso, votem mas não o exportem para o Brasil, não merecemos tanta incompetência, maldade e canalhice. SENHORES SENADORES DE VERDADE, POR FAVOR NÃO APROVEM ESSA DESGRAÇA PARA AQUELA CASA DE TOLERÂNCIA. JÁ ESTÁ HORRIVEL E NÃO PODEMOS PIORAR MAIS. ESSE TRASTE É MENTIROSO, DEBOCHADO, IRRESPONSÁVEL, PREVARICOU, OBSTRUIU A JUSTIÇA, COMETEU CRIME DE RESPONSABILIDADE, DESOBEDECEU AS CONVOCAÇÕES DO LEGISLATIVO, É DITADOR E COMUNISTA ASSUMIDO E PRATICANTE. UM DESASTRE QUE SÓ MERECE A CONFIANÇA DO LULADRÃO. QUE DEUS NOS LIVRE DISSO!