Conheça ‘Indigenolândia’, o terceiro maior ‘Estado’ do Brasil

13% do território brasileiro é dedicado aos indígenas
-Publicidade-
Demarcação de terras indígenas equivale a 247 campos de futebol por índio
Demarcação de terras indígenas equivale a 247 campos de futebol por índio | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Caso as terras destinadas aos povos indígenas brasileiros formassem um novo Estado no país, seu território teria 1,17 milhão de quilômetros quadrados — ou o equivalente a 164 milhões de campos de futebol. Apenas os Estados do Amazonas e do Pará têm área maior. De acordo com o portal Terras Indígenas no Brasil, cerca de 665 mil índios vivem em terras reconhecidamente indígenas no país hoje. A “Indigenolândia”, portanto, corresponderia a uma população de menos de 0,4% dos 212 milhões de habitantes que vivem no país.

-Publicidade-

Cerca de 13% dos 8,5 milhões de quilômetros quadrados que formam o território nacional são dedicados exclusivamente às terras indígenas, o que corresponde à soma das áreas de Minas Gerais (586.514 mil km²), Bahia (564.760 km²) e Sergipe (21.938 km²). É como se cada índio tivesse direito a 177 hectares — a área de uma boa fazenda ou o equivalente a 247 campos de futebol.

Das matas nativas, 59% da Amazônia Legal, 30% da Mata Atlântica e 12% dos outros biomas estão sob o controle das tribos brasileiras. Apenas o Piauí, o Rio Grande do Norte e o Distrito Federal não possuem terras demarcadas para os índios. No restante do Brasil, a demarcação varia entre 0,1%, no Rio de Janeiro, e 46,4%, em Roraima — o Estado mais indígena.

Leia também: “Necessidade de licenças faz asfaltamento na BR-158 começar apenas em 2022, afirma Bolsonaro”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site