As falhas nos dados apresentados pela prefeitura recaem justamente no grau de contaminação da população e na taxa de ocupação dos leitos de UTIs
No começo da tarde desta quarta-feira, 27, o governador de São Paulo João Doria e o prefeito da capital paulista Bruno Covas se reuniram numa coletiva de imprensa para anunciar o que chamaram de “quarentena consciente”. Pelas novas regras, cada município terá uma estratégia de isolamento, que dependerá, entre outros quesitos, do grau de contaminação da população e da taxa de ocupação dos leitos de UTIs.
A julgar pelas declarações de Covas nas duas últimas entrevistas desta semana, as maiores confusões e contradições nos dados apresentados pela prefeitura recaem justamente nesses dois aspectos:
1) Na coletiva desta quarta-feira, Bruno Covas informou que, no município de São Paulo, havia 51.852 casos confirmados de coronavírus e 53.541 pacientes curados. Ou seja: misteriosamente, o número de curados é bem superior ao de casos confirmados.
Questionada pela reportagem de Oeste, a prefeitura apresentou dados diferentes na coletiva de desta quinta-feira. Segundo o prefeito, são 54.948 infectados e 53.959 curados. Caso os números estejam corretos, existem hoje em São Paulo menos de 1.000 pessoas contaminadas pelo vírus chinês. A mais recente edição do boletim da prefeitura, entretanto, indicava 2.122 pacientes internados.
2) Cifras confusas também afetaram a taxa de ocupação de leitos de UTI na capital. Segundo o prefeito, 85% dos leitos estavam ocupados nesta quarta-feira. A porcentagem era a mesma da edição 61 do boletim municipal, o mais atual até aquele momento. De acordo com o documento, havia 692 “Leitos UTI COVID municipais”, dos quais 587 estavam ocupados.
No mesmo evento, entretanto, Covas informou que a cidade tinha 1.007 novos leitos de UTI. O prefeito parece esquecer que, com esse novo número, a taxa de ocupação cairia para 58,29%.
As contradições continuaram com o boletim 62, divulgado na mesma quarta-feira, horas depois da coletiva. Nele, está registrada a existência de 856 “Leitos UTI COVID em operação” e 778 pacientes internados. Uma taxa de 92% de ocupação. Contudo, se usarmos como base os 1.007 leitos anunciados por Covas, a taxa seria de 77,25%.
3) A “taxa de isolamento” é outro foco de desinformação. Segundo estudos da prefeitura, entre 30 abril e 25 de maio, o índice ficou acima dos 70% na maioria dos dias. No monitoramento do governo estadual, a taxa média de isolamento na capital no mesmo período foi de 52% – o melhor resultado ocorreu em 3 de maio (58%) e, o pior, no dia 8 do mesmo mês.
O prefeito da capital vive reiterando que as estatísticas sobre o combate ao coronavírus na capital paulista são marcadas pela transparência. Essa virtude vem sendo anulada pela falta de precisão e por erros epidêmicos.
São elementos salafrários e de alta periculosidade. São mentirosos e insistem em uma pandemia para fins políticos. O pior é que outros governadores da mesma laia estão usando do mesmo expediente, além de se aproveitarem da pandemia para assaltar os cofres públicos. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara e o prefeito da cidade do Recife, precipitaram-se e entraram com força na ladroagem de compras superfaturadas de respiradores e EPIs.Pensarem que Bolsonaro caíriam e a roubalheira iriam para debaixo do tapete. Agora não sabem o que fazer, pois o povo está em cima. O povo de Pernambuco aguarda a prisão dos dois facínoras.
Bruno Covas é para o João Dória o mesmo que Haddad pro Lula. A culpa nestes casos são de seus de todos…
Ó Deus todo poderoso…fazei que a verdade triunfe…! E de quebra poderia fazer os dois vermes tropeçarem e caírem dentro de uma das priminhas do coveiro-mor da cidade! E podiam ficar lá…em definitivo! Não fariam falta alguma….que tal? Eheheheh Tá falado!
Estão todos perdidos, reinventando novidades que já estão aí há muito tempo só pra levar o mérito caso dê certo. PQP
Estamos nas mãos de inconsequentes irresponsáveis fazedores de política com a vida alheia
Um bicha enrustida, comandado por chineses e um morto vivo que insiste em mentor e descontar a sua desgraça sobre a população de SP. Os dois mereceriam um enforcamento com transmissão ao vivo para todo o Brasil.
Bruno Covas e João DoriANA…que tristeza para São Paulo! Enfim, é o último reduto do tucanato que está em extinção.
Só faltou comentar os dados dos hospitais de campanha que constam nos boletins, afinal segundo o governador tem/teria 2 mil leitos no hospital de campanha do Anhembi, porém nunca passou de 600 pacientes internados/dia, e sem falar do Pacaembu que opera com capacidade inferior 70%, os dados do hospital do Ibirapuera não aparecem nos boltiens.
Perguntas:
Inauguraram efetivamente todos os leitos prometidos nestes hospitais de campanha?
Estes hospitais podem ter sido superdimensionados considerando que o repasse até onde eu sei é feito pelo total de leitos “abertos” e não por ocupação/utilização do leito?
A omissão da informação de leitos disponíveis nos hopiatis de campanha pode ser uma maneira de continuar com a narrativa de criar pânico e falar que está “colpasado”?
Quando a obediencia e cega as tragedias ocorrem rapidamente, o medo de morrer foi tao letal qto os roubos praticados ..e somos cúmplices…
O governador, LulaDória, se preocupa com botox, eleições 2022 e superfaturamento de respiradores. O prefeito, Coveiro, se preocupa com videogame, vídeos no tiktok e pedir a benção para o Glória. Obviamente que os dados apresentados iriam desmascarar a dupla dinâmica.
F ato
H horror
C rime
PSDB agem como sociais democratas, agem como comunistas. Na verdade sempre foram piores pq de cara lavada se locupletaram TRAVESTIDOS como num teatro de horror. Que o nosso motor brasileiro, São Paulo, dê sua contrapartida nas URNAS, já neste ano.
F ato
H horror
C time
PSDB agem como sociais democratas, agem como comunistas. Na verdade sempre foram piores pq de cara lavada se locupletaram TRAVESTIDOS como num teatro de horror. Que o nosso motor brasileiro, São Paulo, dê sua contrapartida nas URNAS, já neste ano.
Conclusão: Mentiram tanto no começo que agora não conseguem diferenciar o que é fato do que é invenção.
Quando essa epidemia acabar, esse vai ser um grande escândalo, usar de estatística errada para disseminar o medo.Disse uma comentarista que na Zona Leste de S.Paulo, quem deixa colocar covid19 na certidão tem caixão grátis.Tem que confirmar essa narrativa.
Em outras palavras “dança do prefeito louco” ou quadrilha do ” prefeito e governador”. Viva festas juninas……
Não seria o correto utilizar os dados dos registros de óbitos em cartórios? O portal da transparência mostra que o numero vem caindo. É um crime colocar medo na população por vontade política. Deveria ter consequências para isso! Doria e Covas são monstros!
A hora é de preocupação com o grande escândalo, a rachadinha do filho do presidente?
Nada mais?
Nada mais vou vender, vou vender, vendi!!!
É como leilão
POVO tratado como gado.
Não tem nada a haver o seu comentário com o assunto em questão.
Você está mais perdido que cebola em salada de frutas
[email protected]
Esse esplêndido texto nos faz crer que aquela velha máxima de que “mentira tem perna curna” nunca foi tão assertiva.
Sim, mas há um atraso nas informações, explicado no site do Portal da Transparência – Registro Civil (pode demorar de 10 a 15 dias para lançarem um óbito). Os números até 15 dias atrás mostram uma estabilização em “óbitos por dia” (ao menos não está mais crescendo).
Entre no site Portal da Transparência – Registro Civil. Nele vc poderá navegar pelos dados, mova o cursor do mouse pelos gráficos. Clique no campo Causas Respiratórias e verá os gráficos (e números) de Covid19, SUSPEITOS OU CONFIRMADOS (em cinza claro), bem como os das demais principais doenças respiratórias. Mas a imprensa e os governadores e prefeitos estão considerando tudo como Covid. Serão todos responsabilizados.
https://transparencia.registrocivil.org.br/registral-covid
PSDB em queda livre. É o efeito colateral do remedio errado.
Exatamente, caíram na própria armadilha.
O prefeito aloprado não é sério.