Segundo a ex-presidente, o isolamento social é horizontal porque as famílias são horizontais
Nesta terça-feira, Dilma Rousseff ressurgiu numa live no Instagram (assista ao vídeo abaixo), pronta para explicar as causas e consequências da epidemia de coronavírus: “Nós estamos enfrentando um vírus com a capacidade de transmissão muito… muito… solerte”, decolou a ex-presidente, que em seguida tentou traduzir a abertura em dilmês: “Ele é… é… é esperto”.
Por que Dilma está impressionada com a esperteza do inimigo invisível? “O vírus chega devagarzinho… fica… tem um tempo de incubação significativo e pode, portanto, surpreender”, diz. Subitamente, interrompe a descrição das táticas do vírus e prescreve a receita para combatê-lo. “E esse método é o isolamento social. E o isolamento social é horizontal”, comunica. E se antecipa aos que talvez não tenham entendido a importância da horizontalidade “Por que que é horizontal? Porque as famílias são horizontais. Você têm as famílias… têm várias gradações”.
Avançando pelos campos da infectologia, Dilma interdita todos os caminhos alternativos: “Você tem só esse método de combate. O único método de combate, hoje, até que se encontre uma vacina. Até que toda essa busca por uma vacina resulte em algo concreto, ou que se tenha um vácuo capaz de tratar essa doença, nós teríamos só essa forma de lidar com ela. Primeiro porque, caso contrário, todos os modelos matemáticos mostram que, se você não fizer nada, o nível de mortandade é algo estarrecedor, na faixa de 1 milhão de pessoas”.
É provável que nem Dilma tenha entendido o que tentou dizer.
E pensar que foi presidente da República!!!
Realmente o vírus é muito mais esperto que ela.