publicidade
Coronavírus — Brasil

Governo sente "efeitos isolados" do avanço do coronavírus no Brasil

Pandemia mundial da covid-19 fez com que bancos brasileiros cortassem sua projeção para o crescimento do PIB neste ano, que poderia não passar de 1,5%

O ministro da Economia, Paulo Guedes, faz palestra de encerramento do Seminário de Abertura do Legislativo de 2020

“Por enquanto, identificamos efeitos isolados em alguns segmentos da indústria e de serviços, mas a curto prazo o impacto maior é sobre os setores aéreo e de eventos”, afirmou o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, ao jornal O Estado de S. Paulo neste domingo, 15.

A fala do secretário se refere, claro, às consequências negativas do novo coronavírus (covid-19) na economia brasileira, que impactaram principalmente as áreas mencionadas. As passagens de avião, dependentes da cotação do dólar (já subiu 20% neste ano), apresentaram altas significativas. Portanto, desestimulando o consumidor a viajar.

Receba nossas atualizações

Já o setor de eventos tem sido afetado diante das recomendações do Ministério da Saúde para que a população evite aglomerações. Capitais como São Paulo e Rio de Janeiro já restringiram a realização de eventos com grande número de pessoas.

Como efeito da pandemia mundial da covid-19 anunciada pela Organização Mundial de Saúde, bancos brasileiros cortaram nos últimos dias sua projeção para o crescimento do PIB neste ano, que poderia não passar de 1,5%. O próprio Ministério da Economia alterou sua estimativa, de 2,4% para 2,1% — ainda assim, mais alta que a do mercado.

O governo atua para isentar de tarifas de importação alguns produtos médicos e hospitalares. Essas aquisições também terão facilidades diante da burocracia para ingresso no país. Os bancos públicos, por sua vez, estão comunicando a clientes a existência de linhas de crédito para fornecer capital de giro em momento de eventual dificuldade.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade