Antecipação da data foi aprovada pela prefeitura e estabelecimentos, incluindo salões de beleza, poderão permanecer abertos entre 11h e 17h
A Prefeitura do Rio de Janeiro antecipou a retomada das atividades do comércio de rua no Rio de Janeiro. A partir deste sábado, lojas, salões de beleza e barbearias poderão abrir das 11h às 17h.
Anteriormente, a data prevista era 2 de julho, com o início da terceira fase do plano de reabertura da capital fluminense.
“Dia 25 de junho, na cidade do Rio, nós tivemos 164 sepultamentos. No mesmo dia no ano passado tivemos 200”, explicou o prefeito Marcelo Crivella ao anunciar a antecipação. “Isso lmostra realmente que as curvas [de mortes por coronavírus] estão caindo”.
De acordo com o prefeito, o comitê científico da cidade aprovou a medida na manhã desta sexta-feira.
Regras
Para os estabelecimentos de rua, a vigilância sanitária exigirá, por exemplo:
- Funcionar com apenas 50% da capacidade
- Portas sempre abertas
- Cumprir o distanciamento social mínimo
- Ter material para lavagem de mão no banheiro
Leia também: Bares e restaurantes do RJ ganham cartilha para reabertura
Já salões de beleza e barbeiros terão de:
- Funcionar com agendamento e no máximo 30% da capacidade
- Não permitir sala de espera para evitar aglomerações
- Não servir bebidas e alimentos aos clientes
O superintendente de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, contudo, admitiu que, com as seis horas de abertura e um grupo muito amplo de atividades, haverá dificuldades para acompanhar o cumprimento das regras. “Estaremos com vários comboios fiscalizando”, disse.
Essas atividades se juntam às revendedoras de carros, lojas de móveis e decorações e shoppings, que já voltaram a funcionar no município.